Consulta Pública sobre a Política de Alfabetização do Território Catarinense encerra na segunda-feira
O período para Consulta Pública acerca do Documento Norteador da Política de Alfabetização do Território Catarinense e da Minuta do Projeto de Lei que irá implementar esta ação encerra na segunda-feira, 12.
O link para acessar os documentos e os formulários de participação está disponível em https://www.sed.sc.gov.br/. A consulta é aberta a todas as pessoas da sociedade civil.
A construção da Política de Alfabetização iniciou em 2023, com a realização de dois seminários presenciais, em Fraiburgo e Lages.
Todas as ações são realizadas em regime de colaboração entre a Secretaria de Educação do Estado e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O foco do programa nacional é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental.
De acordo com os dados do Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas de 15 anos ou mais: apenas 2,67% não sabem ler ou escrever. Comparada ao Censo 2010, a taxa de analfabetismo no estado sofreu queda de 1,7 ponto percentual.
Pensando em melhorar ainda mais esses resultados, o Governo de Santa Catarina tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica e a erradicação do analfabetismo.
Repórter: Felipe Reis