Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Livro de pesquisador da...

Livro de pesquisador da Epagri vence o Prêmio Jabuti Acadêmico na área de Ciências Agrárias e Ambientais

O prêmio foi concedido a 29 categorias, divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais

O livro  “Inseticidas Botânicos no Brasil: aplicações, potencialidades e perspectivas” foi o vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico na área de Ciências Agrárias e Ambientais. Um dos editores da obra é o entomologista e pesquisador da Epagri, Leandro do Prado Ribeiro. O prêmio foi entregue na noite desta terça-feira, 6, em cerimônia realizada em São Paulo.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) criou a honraria em 2024  para reconhecer obras de excelência das áreas científicas, técnicas e profissionaisAo todo, são 29 categorias, divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Cada vencedor recebeu o prêmio de R$ 5 mil e uma estatueta. De acordo com a CBL, foram 1.953 obras inscritas para o novo prêmio.

Inseticidas Botânicos no Brasil

Conforme Leandro, o livro reflete um pouco das experiências já conduzidas na área de bioinsumos, especialmente relacionadas à prospecção de novos compostos naturais bioativos. Todos esses compostos estão descritos em diversas publicações em revistas internacionais e com patente registrada.

Segundo o pesquisador, o manejo de pragas baseado exclusivamente na aplicação de inseticidas sintéticos de largo espectro vem enfrentando significativas restrições. “Isso reforça a necessidade do desenvolvimento de novas abordagens, especialmente de ingredientes ativos dotados de diferentes modos de ação sobre as espécies-alvo e que apresentem maior segurança, seletividade e biodegradabilidade. A flora tropical, com sua biodiversidade única, é um promissor reservatório natural de substâncias bioativas, inclusive de novos compostos inseticidas”, afirma Leandro.

A obra tem cerca de 650 páginas, organizadas em três seções e 16 capítulos, que abordam aspectos conceituais, técnicos, legais e aplicados sobre o tema. O conteúdo inclui também as principais famílias botânicas com potencial inseticida no Brasil, além da atualização sobre a regulamentação de coleta e acesso ao patrimônio genético.

Leandro editou o livro juntamente com José Djair Vendramim, professor do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP, e Edson Luiz Lopes, falecido em junho de 2022. Interessados em adquirir a publicação podem entrar em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

O autor

Leandro do Prado Ribeiro é pesquisador do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), localizado em Chapecó. Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, Leandro é  mestre e doutor em entomologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Leandro (à esq) editou o livro premiado com José Djair Vendramim (à dir) e Edson Luiz Lopes, falecido em junho de 2022

O pesquisador é editor da sessão “Pest Management” da Revista Neotropical Entomology e “Associate editor” da revista Scientia Agricola.  Leandro também é docente na UCEFF Faculdades – campus Chapecó e colaborador (corientador) do Programa de Pós-graduação em Proteção de Plantas (UNESP – Botucatu), Fitossanidade (UFPel), Agronomia (UNICENTRO) e Recursos Genéticos Vegetais (UFSC). Tem experiência na área de agronomia com ênfase em entomologia agrícola aplicada. Atua nas seguintes áreas: interação inseto-planta, resistência de plantas a insetos, prospecção e desenvolvimento de inseticidas botânicos e agentes de controle biológico aplicado, toxicologia e avaliação da performance de estratégias integradas de manejo de insetos-praga em sistemas de produção agropecuária.

Informações para a imprensa:

Isabela Schwengber – Assessora de comunicação da Epagri (48) 3665-5407/99161-9596

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support