Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Transparência e segurança: Cidasc...

Transparência e segurança: Cidasc publica relação de estabelecimentos inspecionados pelo SIE

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) disponibiliza relação de estabelecimentos inspecionados para combater a falsificação do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e atestar a segurança de produtos inspecionados pela companhia.

A planilha, com a relação de estabelecimentos inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Cidasc, foi desenvolvida pelo Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), a qual permitirá aos consumidores verificar a autenticidade do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e denunciar possíveis fraudes encontradas.

O objetivo é combater a falsificação do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e atestar a segurança de produtos inspecionados pela companhia.

Segundo a médica-veterinária e gestora da área de Inspeção da Cidasc, Alexandra Reali Olmos, essa transparência reforça a confiabilidade dos fornecedores de origem animal registrados no serviço de inspeção estadual da Cidasc:

SONORA

Conforme o serviço de inspeção sanitária no qual está inscrita, a agroindústria pode comercializar a produção na área do município, caso tenha apenas o Selo de Inspeção Municipal (SIM), no Estado de Santa Catarina, com o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e para todo o país, se aderir ao Sisbi ou ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Há ainda o Selo Arte, concedido ao produto artesanal e que permite a comercialização no território nacional.

O consumidor pode consultar na tabela disponibilizada no site https://www.cidasc.sc.gov.br/ se o estabelecimento está ativo e devidamente registrado pelo Serviço de Inspeção Estadual.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibiliza via Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção e-Sisbi – SGSI consulta pública dos produtos e rotulagens aprovados para comercialização. Na página do e-Sisbi, pode-se procurar pelo estabelecimento através do CNPJ ou razão social, informados na tabela da Cidasc.

Em caso de constatação de clandestinidade, falsificação do Selo de Inspeção ou irregularidades, o consumidor deve procurar a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do município, quando possível, ou do Estado.