Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Transparência e segurança: Cidasc...

Transparência e segurança: Cidasc publica relação de estabelecimentos inspecionados pelo SIE

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) disponibiliza relação de estabelecimentos inspecionados para combater a falsificação do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e atestar a segurança de produtos inspecionados pela companhia.

A planilha, com a relação de estabelecimentos inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Cidasc, foi desenvolvida pelo Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), a qual permitirá aos consumidores verificar a autenticidade do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e denunciar possíveis fraudes encontradas.

O objetivo é combater a falsificação do selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e atestar a segurança de produtos inspecionados pela companhia.

Segundo a médica-veterinária e gestora da área de Inspeção da Cidasc, Alexandra Reali Olmos, essa transparência reforça a confiabilidade dos fornecedores de origem animal registrados no serviço de inspeção estadual da Cidasc:

SONORA

Conforme o serviço de inspeção sanitária no qual está inscrita, a agroindústria pode comercializar a produção na área do município, caso tenha apenas o Selo de Inspeção Municipal (SIM), no Estado de Santa Catarina, com o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e para todo o país, se aderir ao Sisbi ou ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Há ainda o Selo Arte, concedido ao produto artesanal e que permite a comercialização no território nacional.

O consumidor pode consultar na tabela disponibilizada no site https://www.cidasc.sc.gov.br/ se o estabelecimento está ativo e devidamente registrado pelo Serviço de Inspeção Estadual.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) disponibiliza via Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção e-Sisbi – SGSI consulta pública dos produtos e rotulagens aprovados para comercialização. Na página do e-Sisbi, pode-se procurar pelo estabelecimento através do CNPJ ou razão social, informados na tabela da Cidasc.

Em caso de constatação de clandestinidade, falsificação do Selo de Inspeção ou irregularidades, o consumidor deve procurar a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do município, quando possível, ou do Estado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support