Conferência Estadual das Cidades discute planejamento urbano
A 5ª Conferência Estadual das Cidades começou nesta quinta-feira, 26, com palestras sobre controle social, fundo de desenvolvimento urbano e políticas de integração territorial. A abertura do evento contou com a presença do secretário regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, do diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Boppré, e do secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, além de representantes dos movimentos sociais. A solenidade ocorreu no Teatro do Centro Multiuso de São José, em São José.
Com base no tema “Quem muda a Cidade somos nós – Reforma Urbana Já”, o evento trata de assuntos como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia e mobilidade urbana. O secretário regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, destacou: “Precisamos buscar através do plano diretor um desenvolvimento sustentável para que a gente possa pensar a cidade não só no curto prazo, mas no médio e longo prazo, para atender o principal que são as pessoas”.
O diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Boppré, retomou a finalidade dos 36 planos de desenvolvimento regional de Santa Catarina para se pensar o futuro das pessoas. “É importante que a sociedade, as cidades possam participar mais efetivamente das decisões, revendo os planos e convergindo os mesmos com os planos diretores dos municípios”, afirmou Boppré. Ele ainda ressaltou os investimentos feitos pelo Governo do Estado por meio do Pacto por Santa Catarina: “É o maior pacote de investimentos da história de Santa Catarina com muitas obras em desenvolvimento e outras a começar que vão dar condições de melhor qualidade de vida aos catarinenses”.
A 5ª Conferência Estadual das Cidades reúne até o final do dia, participantes das conferências municipais, realizadas em 251 municípios catarinenses. O objetivo é levar as propostas definidas durante o evento para o encontro nacional no final de novembro, em Brasília. Serão eleitos hoje 58 delegados para representar o Estado na capital federal.
Informações adicionais:
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 9186-9740