Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cidades
  4. /
  5. Plano Mestre do Complexo...

Plano Mestre do Complexo Portuário de Imbituba e Laguna é publicado

Em julho, foi publicado pelo Ministério de Portos e Aeroportos a versão atualizada do Plano Mestre do Complexo Portuário de Imbituba e Laguna, que tem por objetivo apontar ações e investimentos de curto, médio e longo prazos nos portos, em seus acessos e nas relações porto-cidade.

Segundo a Infra S.A. (empresa pública federal), o Plano Mestre, previsto na Lei Federal 12.815/2013, art. 16, I e na Portaria MInfra nº 61, de 10 de junho/2020, art. 2º,  nada mais é do que um instrumento de planejamento de Estado com foco nos Complexos Portuários que abarcam Portos Organizados.

Nesse contexto, sob a coordenação da INFRA S.A., o processo de atualização do documento se deu de forma participativa envolvendo a comunidade portuária. Para a coleta e validação de informações, foi realizada uma série de reuniões com representantes da Secretaria Nacional de Portos (SNP), membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), arrendatários, operadores, órgãos intervenientes municipais, estaduais e federais. Após compilação de dados, análises e projeção de demandas, foi disponibilizada uma versão preliminar para consulta pública, a qual recepcionou contribuições de diferentes instituições e comunidade em geral.

“Esse instrumento de planejamento aponta as diretrizes para expansão e modernização das operações portuárias para os próximos anos. A publicação é um passo importante para identificação e implementação de oportunidades futuras de desenvolvimento do Complexo Portuário de Imbituba e Laguna em termos de movimentação de carga, expansão de capacidade, avanços tecnológicos e demais negócios conexos”, afirma, Daniel Rodrigues Aldigueri, coordenador-geral de Planejamento e Gestão Fundiária da Secretaria Nacional de Portos – SNP, do Ministério de Portos e Aeroportos – MPOR.

“Considerando que o Plano Mestre possui previsão legal de ser atualizado a cada quatro anos, é um privilégio para o Porto de Imbituba ter sido o segundo porto a ter tal instrumento  publicado neste novo ciclo de atualização, agradeço o empenho da equipe da Infra S.A. e do MPOR, especialmente da equipe da SNP. Também vale destacar o engajamento da comunidade portuária de Imbituba e o esforço para dotar os portos com instrumentos de planejamento que possam nortear os investimentos e a atividade nos horizontes de curto, médio e longo prazo”, destaca Urbano Lopes de Sousa Netto, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

A versão atualizada do documento encontra-se disponível no Portal da Transparência do Porto de Imbituba neste link.

Também está disponível no site do Ministério de Portos e Aeroportos, local onde encontra-se o acervo de todos os Plano Mestres dos Portos Públicos.
https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/transporte-aquaviario/planejamento-portuario/plano-de-desenvolvimento-e-zoneamento-pdz/arquivos-pdz/PM_Imbituba_Laguna_16072024.pdf

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support