Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Agosto Dourado: Corpo de...

Agosto Dourado: Corpo de Bombeiros Militar ensina como agir em caso de engasgamento por leite materno

Fotos: Divulgação / CBMSC

No Brasil, além da exclusividade no primeiro semestre de vida, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação de bebês até os dois anos ou mais, pois ela é a responsável por passar os nutrientes e anticorpos para a criança, protegendo contra infecções enquanto o sistema imunológico se desenvolve.

Por isso, na Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 8 de agosto, e durante a Campanha Agosto Dourado, que abrange todo o mês, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para os cuidados com recém-nascidos e bebês durante a amamentação. 

Capacitações para gestantes

Em todo o estado, o CBMSC atua na instrução de pais e profissionais da Educação para que saibam como agir em caso de engasgamentos. A capacitação mais recente ocorreu em São Miguel do Oeste na última terça-feira, 30, no projeto Prevenir é Salvar!. A ação tem como objetivo preparar gestantes e suas redes de apoio para agir em situações de emergência, especialmente em casos de Obstrução de Vias aéreas por Corpos Estranhos (OVACE).

Ministrado pelo cabo Evandro dos Santos, o treinamento foi realizado na sede do 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12° BBM) e contou com a participação de gestantes e seus familiares. As capacitações ocorrem mensalmente e ensinam manobras de desengasgo para lactentes, crianças e adultos, além de abordar cuidados com o coto umbilical, introdução alimentar, amamentação e práticas de auxílio emergencial.

Destinado a gestantes no último trimestre de gestação e seus familiares, o projeto é conduzido por Bombeiros Militares e Comunitários do 12° BBM, com a colaboração de acadêmicos de Enfermagem da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) campus São Miguel do Oeste. A iniciativa visa aumentar a segurança e o bem-estar da comunidade, ensinando técnicas de intervenção rápida que podem salvar vidas.

“Esta ação reafirma o compromisso do CBMSC com a prevenção e a educação em primeiros socorros, proporcionando à comunidade local ferramentas essenciais para garantir a segurança de seus entes queridos”, explica o cabo Evandro. 

Engasgamentos

Amamentar é natural, mas nem sempre fácil. Cada bebê é único, portanto, alguns podem ter mais dificuldade na hora de engolir, sugando o leite rápido demais e não conseguindo engolir. Nesse caso, pode ocorrer o chamado “afogamento com o leite”.

Esse tipo de engasgo é comum, principalmente em bebês que não ingerem o leite na posição correta. Porém, se a mãe notar que os engasgos são frequentes, é aconselhável agendar uma consulta com um pediatra. 

Na foto, a soldado Camila Marcelo João e o pequeno Antônio reforçam a importância da amamentação durante uma pausa no treinamento da mamãe, em Criciúma

Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções simples, seguidas de um vídeo explicativo com o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:

  • Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
  • Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
  • Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
  • Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
  • Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.

O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.

Neste “Agosto Dourado”, aproveite para compartilhar estas importantes informações com amigos e familiares que tenham bebês em casa, além de gestantes e familiares.

E lembre-se: em casos de engasgamento ou afogamento, após a primeira tentativa de desobstrução ou se precisar de socorro, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar, pelo telefone 193.

Créditos:
Texto: Mônica Andrade – CCS/CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support