Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social participa de...

Assistência Social participa de reunião do Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Foto: Freepik

Nesta terça-feira, 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, participa da reunião do Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, na sede Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região. A SAS é uma das integrantes do Fórum, instituído pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, junto com outras instituições relacionadas ao tema.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, relata a importância de ações como essa. “A temática do tráfico de pessoas deve ser elaborada de forma integrada, por meio do esforço conjunto de diversos órgãos e instituições comprometidas na prevenção, proteção e punição dos casos de tráfico de pessoas em Santa Catarina”. A SAS também participa do 2° Seminário: Enfrentamento do Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes e a Política Nacional, previsto para 7 de agosto.

A expressão tráfico de pessoas foi adotada na Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e cita, em especial, mulheres e crianças, com base no Protocolo de Palermo. O protocolo define como recrutamento o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.

Qualquer pessoa pode denunciar o tráfico de pessoas pelo Disque 100 ou pelo Ligue 180. Ambos funcionam 24 horas mesmo aos sábados, domingos e feriados, e possuem atendimento em português, inglês e espanhol.

De acordo com o Sistema de Registro Nacional Migratório da Polícia Federal (Sisimigra), entre 2000 e 2024, Santa Catarina recebeu 153.459 imigrantes para inserção no mercado de trabalho. Já o Cadastro Único de benefícios sociais contabilizou, conforme dados de dezembro de 2023, 59.614 imigrantes em 262 municípios catarinenses e de 133 nacionalidades.

Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support