Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Jovens rurais recebem capacitação...

Jovens rurais recebem capacitação sobre os Objetivos do Milênio

O secretário executivo do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) e secretário adjunto do Nós Podemos Brasil, Odilon Luís Faccio, participaram, esta semana, da 9ª alternância do programa SC Rural, realizada no Centro de Treinamento da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC).  A iniciativa é uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), além de outros órgãos do Estado. Participaram da capacitação 22 jovens entre 16 e 29 anos de três cidades catarinenses: Major Gercino, Angelina, Leoberto Leal.

Foto: SOL/Divulgação

O movimento nacional Nós podemos propõe-se a promover a Declaração o Milênio, cujos objetivos estão alinhados com as metas do programa SC Rural. A declaração é uma agenda global de desenvolvimento com oito objetivos e diversas metas a serem atingidas até 2015 por 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Na visão de Faccio, os objetivos do milênio podem ser entendidos como um caminho em direção à sustentabilidade: “O mundo tem jeito. Se temos uma boa causa, basta trabalhar junto que a gente consegue”, afirmou aos jovens. Além da SOL, duas outras secretarias de Estado integram o movimento ‘Nós podemos’: a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

A SOL participa do programa oferecendo capacitação aos jovens rurais, com o objetivo de apresentar o turismo rural como uma alternativa de geração de renda para evitar o êxodo rural. O módulo de turismo rural do projeto contempla temas como empreendedorismo, dinâmicas das regiões turísticas e turismo sustentável.

A 9ª etapa da capacitação acontece até quarta-feira e é ministrada pela analista de turismo da Gerência de Políticas de Turismo, Greyce Umeki Hanashiro. Na ocasião, a Analista de Turismo do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte (SEITEC), Daniela Nunes e Castro, fez uma apresentação sobre o Turismo Sustentável e a Infância. Em sua fala, Daniela destacou as ações da Secretaria para lutar contra o turismo com fins de exploração sexual.

A Analista de Relações Internacionais SOL, Ariane Emí Nakamura, destaca a importância de abordar os Objetivos do Milênio esta semana no SC Rural, já que o evento foi a única atividade realizada no Brasil selecionada pela Divisão de Políticas para a Juventude da ONU para integrar o mapa de eventos que marcaram o Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto. O tema escolhido foi “Migração e desenvolvimento”. O mapa pode ser acessado aqui.

Ana Paula Flores
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665-7435

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support