Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Municípios do Planalto Serrano...

Municípios do Planalto Serrano recebem discos rígidos com seus dados de referência

Na manhã desta quinta-feira, 18, as cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) receberam os dados geoespaciais do programa Levantamento Aerofotogramétrico , da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “Este programa é uma das ações que a SDS realiza para benefício direto dos municípios de Santa Catarina, todas voltadas para uma gestão pública de qualidade”, declarou o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro, agradeceu ao governador em nome dos doze municípios que fazem parte da secretaria. “Esta é uma nova tecnologia que vai nos auxiliar para o desenvolvimento regional”, disse. Para a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, este é um instrumento necessário para gestão.

Com o custo de aproximadamente R$ 12 milhões, o programa de Levantamento Aerofotogramétrico poderá ser utilizado para avaliação ambiental, planejamento urbano e rural, delimitação de zonas de riscos em caso de desastres climáticos e relocação de moradias, entre outros.

O prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sortor, que na ocasião representou o presidente da Amures, Edilson José de Souza, este programa é para que os municípios conheçam seu território. “Sem a ajuda do Governo do Estado não conseguiríamos nos desenvolver, principalmente os municípios pequenos”, salientou. O secretário da SDS completou, afirmando que é necessário conhecer parar gerir e que este é um dos objetivos do Levantamento Aerofotogramético. “Nosso segundo objetivo, por determinação do governador Raimundo Colombo, é trabalhar para os municípios e é isso que estamos fazendo”, explicou.

Estavam presentes a prefeita de Cerro Negro, Sirley Kley Varela; de Lages, Elizeu Mattos; de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier; e de Urubici, Fidelis Schappo; além do vice-prefeito de Painel, Dercy de Assis Melo e representantes de Bocaina do Sul e Capão Alto.

Entrega dos dados para Amplasc: Os discos rígidos com dados de referência foram entregues, ainda nesta quinta-feira, 18, para as cidades da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc). Segundo o presidente da Amplasc e prefeito de Zortéa, Paulo José Francescki, o objetivo principal do Levantamento Aerofotogramétrico é repassar aos prefeitos dados precisos de seus municípios. “Este material irá facilitar a vida dos gestores públicos”, declarou.

Estavam presentes no evento, os prefeitos de Abdon Batista, Lucimar Salmória; de Brunópolis, Ademil da Rosa; de Campos Novos, Nelson Cruz; de Monte Carlos, Marco Nei Siqueira; e de Vargem, Nelson Gasperin Junior.

Entregas continuam nesta quinta e sexta-feira: As cidades que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) receberão o Levantamento Aerofotogramétrico também nesta quinta-feira, 18, às 18h, em Videira. Já na sexta-feira, 19, às 11h, é a vez dos integrantes da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), em Curitibanos; e, por fim, às 14h para a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), em Rio do Sul.

Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-2256