Com nova Diretoria, Governo de Santa Catarina fortalece Defesa Civil contra desastres climáticos
Em resposta às crescentes ameaças climáticas, o Governo de Santa Catarina, em conjunto com a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), anunciou a criação da Diretoria de Gestão de Risco e Adaptação Climática.
O objetivo é fortalecer a resiliência do estado diante dos desastres naturais e das mudanças, adaptações e emergências climáticas.
Luiz Eduardo Machado vai comandar a Diretoria de Gestão de Risco e Adaptação Climática.
A principal função da nova diretoria é a identificação, instrumentação e controle de riscos potenciais à sociedade catarinense, com um enfoque estratégico em nível estadual.
Para Luiz Eduardo Machado, é um novo paradigma para as emergências climáticas. Ele falou do foco da diretoria em aproximar o estado dos municípios catarinenses:
SONORA
A Secretaria está comprometida em oferecer apoio substancial aos municípios catarinenses, muitos dos quais enfrentam deficiências nas suas estruturas de defesa civil.
A nova diretoria planeja proporcionar materiais educativos, orientativos e capacitações focadas nas mudanças, adaptações e emergências climáticas. O planejamento para 2025 e 2026 inclui um esforço significativo para educar e preparar os municípios.
Os primeiros incluem a revisão de iniciativas como Defesa Civil na Escola e SC Resiliente, além da criação do Grupo de Apoio Emergencial aos Municípios e a revisão dos Protocolos Estaduais de Atendimento a Desastres, orientando os municípios, seja no planejamento territorial, seja na preparação para emergências climáticas.