Nota sobre investigação de óbito suspeito pela Febre de Oropouche registrado no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, acompanha a investigação de um caso suspeito de óbito por Febre de Oropouche conduzida pelo estado do Paraná e com apoio do Ministério da Saúde (MS).
O caso foi identificado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, sendo o paciente atendido por serviços de saúde locais do Paraná, onde foi a óbito no mês de abril de 2024. O Ministério da Saúde recomenda a investigação dos óbitos suspeitos ou confirmados pela doença.
Durante a investigação, foi estabelecido que o local provável da transmissão foi em Santa Catarina, uma vez que o paciente teve registro de viagem ao estado. Neste momento Santa Catarina não investiga outros casos suspeitos de óbito pela doença.
O médico Infectologista e superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi de Faria, explica que os sintomas são similares aos sintomas da dengue, segundo ele, pacientes que possuírem sinais e sintomas devem permanecer em repouso, realizando o tratamento sintomático e mantendo acompanhamento médico:
SONORA