Governador recebe cônsul japonês em Florianópolis
O governador Raimundo Colombo e o cônsul-geral do Japão para a região Sul do Brasil, Yoshio Uchiyama, participaram na manhã desta quarta-feira, dia 19, de audiência em Florianópolis para tratar da viagem da comitiva catarinense ao Japão. A vice-cônsul Nana Kawamoto também participou do encontro.
Na próxima semana, o governador Colombo lidera comitiva de SC ao Japão para selar a abertura do mercado japonês à carne suína catarinense. Na agenda da visita, estão eventos como o seminário “Brasil-Japão: Parceria Global para o Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, que terá a participação da presidente Dilma Rousseff; e o seminário “A Carne Suína de Santa Catarina/Brasil no Japão”. “Essa viagem está sendo construída com muito carinho para produzir imediatos, beneficiando tanto o Japão quanto o Brasil, e Santa Catarina especialmente”, afirmou Colombo.
Santa Catarina é o maior produtor de carne suína do Brasil e o único Estado brasileiro com certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação. O Japão é o maior importador mundial do produto. “A nossa convivência com o Japão sempre foi muito forte. Já somos um fornecedor muito grande de matéria-prima e de carne de ave. Agora abre também esse mercado da carne suína. O Japão compra um corte diferenciado, sem osso, que agrega um valor importante e vai dar segurança e estabilidade ao mercado. É um grande passo, uma grande vitória”, acrescentou o governador Colombo.
O cônsul Yoshio Uchiyama destacou a qualidade da carne suína catarinense e disse que agora os produtores catarinenses devem fazer pesquisas sobre o paladar japonês para conquistar cada vez mais espaço no mercado, assim como já fizeram com o frango. Entre outros produtos catarinenses que interessam ao Japão, Yoshio citou o vinho produzido no Estado. Ele destacou, inclusive, que hoje o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, tem servido vinho catarinense na residência oficial.
A liberação
O governador Raimundo Colombo recebeu um telefonema do embaixador do Brasil no Japão, no dia 23 de maio, confirmando a liberação da carne suína de Santa Catarina. Oito frigoríficos foram habilitados a exportar carne suína ao mercado japonês nesta etapa: BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D’Oeste), Seara (frigoríficos de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), Aurora (Chapecó) e o Sul Valle (São Miguel do Oeste).
Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o jornalista Alexandre Lenzi, que acompanhou o evento, no (48) 8843-4350. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa, no Portal do Governo do Estado. As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar nofotografia@secom.sc.gov.br
Estamos à disposição.