Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Projetos do Governo do...

Projetos do Governo do Estado para impulsionar a economia catarinense são apresentados no Norte

A Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij) abriu sua plenária, nesta segunda-feira, 17, para a palestra “A Nova Economia catarinense, a BMW e Você”, proferida pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen. Acompanhado do diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), Guilherme Zigelli, Bornhausen está explicando, em toda Santa Catarina, como o Governo do Estado, baseado em um planejamento estratégico, o SC@2022, está consolidando o seu desenvolvimento.

“A Nova Economia integra projetos que vão desde o apoio financeiro e de consultoria de gestão a catadores de lixo, à atração de grandes investimentos como a BMW e a política de inovação”, argumentou.

Lembrando que Joinville sempre foi o motor de Santa Catarina, Paulo Bornhausen ouviu do presidente da Acij, Mario Cesar de Aguiar, que a entidade é parceira do Governo do Estado na política de desenvolvimento econômico e social, com essa visão de futuro. O vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Coelho, o presidente da Acij e o titular da SDS fecharam a palestra com uma observação em comum, a necessidade de agilizar os serviços da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). Estiveram presentes também os prefeitos de Araquari, João Pedro Woitexem; de Garuva, José Chaves; e de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen.

Roteiro segue pelo Planalto Norte

Nesta terça-feira, 18, o evento foi realizado em Mafra pela manhã, e em Canoinhas, no início da tarde. Em Mafra, o empresário do ramo de confecções, Alexandre Hable, deu um depoimento contando que em 1983, o pai se aposentou e comprou uma máquina de bordar, montando um pequeno ateliê em casa. “Como morávamos na zona rural, eu me dividia entre as tarefas, cuidando dos animais. Foi quando comecei a operar a máquina e virei sócio da mãe”, lembra emocionado. Para sair da informalidade, em 2003 eles procuraram ajuda do Sebrae/SC, que respondeu em poucos dias.

“Dois anos, depois lançamos nossa marca. Após um tempo, começaram as dificuldades de quem cresce, como a concorrência chinesa, e a coisa começou a ficar complicada. Nós quase falimos”, revelou Hable. O empresário contou que foi quando eles entraram no projeto Polos Industriais, do programa Nova Economia. “Aí veio o mercado, que era o que estava faltando. Feira do setor em Itapema, rodada de negócios em Brusque, que não tínhamos acesso antes de participar deste programa”, disse.

Segundo ele, sua empresa foi a terceira mais procurada e, no último evento, já havia incrementado em 30% o faturamento do ano. “Nos anos de 2010 e 2011, tínhamos 30 funcionários e muitos nós demitimos. Hoje voltamos a contratar. O ano de 2013 está sendo o ano da virada”, comemorou.

Em Canoinhas, alunos de administração dos cursos técnicos do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estiveram presentes na palestra. “Eles são o futuro e é para eles que a Nova Economia vai funcionar, vai trabalhar”, considerou o secretário da SDS.

Ainda nesta terça-feira, 18, às 19h, Bornhausen apresentará a “A Nova Economia catarinense, a BMW e Você” no auditório do Campus da Universidade do Contestado, de Porto União.

Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-2256

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support