Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governo de Santa Catarina...

Governo de Santa Catarina Sanciona Lei que Incentiva Diagnóstico Tardio do Transtorno do Espectro Autista em Adultos e Idosos

Em mais uma ação para a proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina, o Governo do Estado sancionou a Lei que incentiva o ao diagnóstico tardio do TEA em adultos e idosos.

A Lei já em vigor consolida a legislação que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, para constar o incentivo ao diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista em adultos e idosos. O objetivo é ampliar a atenção integral às necessidades de saúde dessa população.

Com a nova lei, a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, com essa alteração passa a incluir também os adultos e idosos, garantindo acesso ao diagnóstico e ao tratamento, mesmo que tardio.

A supervisora de atividades educacionais extensivas da Fundação Catarinense de Educação Especial FCEE, Fabiana de Melo Giacomini Garcez, explica a importância do diagnóstico tardio que permite o acesso aos direitos assegurados por lei:

SONORA

A inclusão desse novo incentivo na legislação destaca o compromisso do Governo de Santa Catarina com a saúde e o bem-estar de todos os seus cidadãos, independentemente da idade.

A atenção integral preconizada pela nova lei inclui atendimento multiprofissional, acesso a medicamentos e nutrientes, e reforça a importância de um diagnóstico adequado em qualquer fase da vida.

A lei entra em vigor marcando um novo capítulo na assistência às pessoas com TEA no estado. Essa medida não apenas amplia o escopo da política estadual, mas também fortalece a rede de apoio e cuidados necessários para garantir uma vida digna e plena a todos os catarinenses.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support