Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Análise do IMA explica...

Análise do IMA explica manchas alaranjadas registradas na Baía Sul em Florianópolis

As manchas alaranjadas encontradas na orla da Baía Sul, em Florianópolis, nesta terça, 16, são florações de microalgas, popularmente conhecidas como Marés Vermelhas, de acordo com análise do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina.

As amostras foram coletadas na superfície da água em locais onde a mancha estava concentrada e descartaram a presença de óleo ou outros produtos químicos.

As Marés Vermelhas são fenômenos naturais que se desenvolvem a partir de uma combinação de fatores meteorológicos e oceanográficos.

As espécies encontradas na amostra do IMA ou da Cidasc não são reconhecidas por causarem problemas aos humanos em contato primário com a água (banho), sendo que a atenção deve se voltar, sobretudo, ao consumo de moluscos bivalves.

Por isso, a Cidasc segue monitorando a presença ou não de toxinas em ostras e mexilhões, que podem ser acompanhados no site cidasc.sc.gov.br.

O oceanógrafo do IMA Carlos Eduardo Tibiriçá explica as razões do fenômeno e ressalta que ele pode vir a ocorrer em outros locais do litoral catarinense:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support