Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Irati e Santiago do...

Irati e Santiago do Sul recebem pontes da Defesa Civil

Os municípios de Santiago do Sul e Irati receberam kits de transposição de obstáculos da Defesa Civil de Santa Catarina esta semana. Em Santiago do Sul, o kit compõe uma ponte de 12 metros de comprimento por cinco metros de largura, instalada na Linha Picoli nesta terça-feira, 5. A estrutura custou R$ 65.371,68. Em Irati, foi instalada nesta quarta-feira, 6, uma ponte de 12 metros de comprimento por 6,5 metros de largura, no centro da cidade, ao custo de R$ 96.912,64.

Os recursos são do Fundo Estadual de Defesa Civil. “A Prefeitura entra somente com a cabeceira e nós colocamos os kits, que são pré-fabricados. Em duas horas, deixamos a ponte pronta. É um processo inovador que o Estado tem desenvolvido. Depois de colocado, o município só precisa concluir o acesso”, explica o coordenador regional da Defesa Civil, Clair Bazzi.

Segundo Clair, as novas pontes resolverão o problema com alagamentos. O kit é maior e mais alto, aumenta a vazão do rio e dá mais segurança para os moradores e para o transporte escolar e da produção. “Em Santiago do Sul, há uma fábrica de queijo cujo transporte da produção passa por ali. E, em caso de uma chuva intensa, as comunidades não vão ficar isoladas”, complementa.

Em Irati, o kit vai facilitar o trânsito para os moradores e para quem precisa cruzar a cidade. “Vai ligar duas partes da cidade que são cortadas pelo Rio Barra Grande. A Rua Rio Branco fica interrompida, porque havia um ponte provisória que caiu ainda no ano passado. É em frente à Cooperalfa, vai ligar o centro do restante da cidade e desviar o movimento do centro, onde o asfalto acaba deteriorando mais por causa do fluxo. Fica melhor para ir a Jardinópolis, por exemplo. É bem importante”, declara o prefeito Antonio Grando. 

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{title} {text} {readmore}{/article}