Fundação Catarinense de Cultura disponibiliza ingressos para evento do Bicentenário da Imigração Alemã no CIC
Foto: Daniel Zimermann
Já estão disponíveis no site Sympla os ingressos gratuitos para o evento comemorativo do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (1824 – 2024) que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Comissão do Programa de Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, promove no dia 23 de julho, às 19h30, no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. Na ocasião, com a participação de autoridades e convidados, haverá as apresentações de grupos tradicionais da cultura germânica: banda Treml, de São Bento do Sul, Grupo Folclórico Alpino Germânico, de Pomerode, e Sünnros Volkstanzgruppe, de Jaraguá do Sul e Associação Deutscher Chor, da Capital.
200 anos de Imigração
Em 2024, celebram-se dois séculos da chegada da primeira leva representativa de imigrantes alemães em terras brasileiras. Ainda que a presença desse povo no Brasil seja registrada desde o século 16, somente em 1824 ocorreu a chegada do primeiro grupo representativo de alemães, onde hoje está situada a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Nos anos seguintes, a história registra outras sucessivas vindas de imigrantes alemães ao país. Em 1828, quatro anos depois do primeiro desembarque em terras gaúchas, chegaram os primeiros imigrantes destinados diretamente ao solo catarinense. Eles se estabeleceram no ano seguinte, 1829, na região da atual cidade de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.
Até o século seguinte, no entanto, essa presença cresceu e ocupou outras regiões de Santa Catarina. Seus costumes, língua e cultura integram, hoje, a identidade catarinense, ao lado de outras etnias que ajudaram a povoar nosso estado.
“Por isso, a fim de marcar a data, em maio de 2024 foi instituída uma Comissão que engloba diversas entidades, entre elas a FCC. O objetivo é organizar o Programa de Comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã, com atividades como a que ocorre no próximo dia 23”, explica o presidente da FCC, Rafael Nogueira.
:: Sobre as atrações
Banda Treml
A histórica banda conta com mais de 110 anos de existência. No repertório da Treml estão canções tradicionais alemãs.
Grupo Folclórico Alpino Germânico (foto)
O Grupo Folclórico Alpino Germânico, da cidade de Pomerode, surgiu em 1968 e, ao longo das últimas décadas, vem inspirando o surgimento de diversas iniciativas folclóricas na região do Vale do Itajaí. Já realizou apresentações em diversos lugares do Brasil e do mundo, entre elas a Oktoberfest em Munique, na Alemanha, considerada a maior festa de chope do mundo.
Sünnros Volkstanzgruppe
O Grupo Folclórico Sünnros Volkstanzgruppe foi fundado em 1987 em Jaraguá do Sul. É composto em média por 80 dançarinos, divididos em quatro categorias: mirim (4 a 6 anos), infantil (7 a 9 anos), infantojuvenil (10 a 14 anos) e adulto (acima de 14 anos). Por meio da dança, o grupo, sujo nome significa “Flor do Sol (girassol)”, cultura a tradição germânica de seus membros.
Associação Deutscher Chor
Com o intuito de cultivar e perpetuar estas tradições, que em 17 de janeiro de 2018 alguns amigos descendentes se reuniram em Florianópolis e decidiram criar o Deutscher Chor Florianópolis, aspiração de longa data entre os fundadores que finalmente se materializou. O propósito é relembrar e reproduzir principalmente aquelas músicas folclóricas, populares, que ouvíamos dos nossos antepassados.
Para dirigir o coral foi convidado o regente André da Silveira de Almeida e acompanhamento instrumental, o tecladista Diego Borges. A partir de 2020 passou a ser dirigido pelo regente Cristian Gonçalves. Em 2023, de março a maio foi dirigido pelo regente Fabiano Zoldan, e a partir de junho, pelo regente Luiz Eduardo Silva.