Segurança nas estradas: Imetro-SC fiscaliza radares e outros equipamentos medidores
Foto: Divulgação / Imetro-SC
Com o objetivo de reforçar a segurança nas estradas, durante o período de férias, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina concluiu a Operação Especial que fiscalizou instrumentos de medição como: cronotacócrafos, taxímetros, radares e bombas de combustíveis. O Imetro-SC é o órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), em Santa Catarina.
Foram realizadas 420 fiscalizações em veículos que utilizam cronotacógrafos, que se enquadram na resolução Contran nº 938/2022, e dos quais 21 estavam irregulares, apresentando certificados vencidos e/ou sem registro de verificação, resultando em 21 autos de infração. A operação ocorreu nas cidades de Rio do Sul, Barra Velha e Gravatal.
Fiscais do Imetro-SC também fiscalizaram 251 bombas medidoras de combustíveis nos municípios de Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Balneário Piçarras, Salto Veloso, Arroio Trinta, Chapecó, Maravilha, Garopaba e Morro da Fumaça. Ao total duas bombas foram reprovadas por mau estado de conservação e vazamento interno de combustível, e ainda, três foram interditadas pelo Imetro-SC, por apresentarem erros de medição contra o consumidor.
Já, nos municípios de Videira, Chapecó e Criciúma, foram realizadas as fiscalizações de 36 taxímetros, todos regularizados.
E ainda, nos municípios de Joinville, Maravilha, Descanso, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Imbituba, Garopaba e Pescaria Brava, foram realizadas as fiscalizações de 34 radares (medidores de velocidade), dos quais, um instrumento ficou reprovado por falha no registro da imagem. Ao todo, a operação Especial do Imetro-SC realizou 741 fiscalizações em 21 municípios de Santa Catarina. As fiscalizações foram realizadas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Defesa Civil de Santa Catarina.
O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, explica que “o Instituto prioriza suas ações de acordo com as maiores demandas no período. Na época das férias escolares, temos maior movimentação nas estradas, estão damos ênfase para os instrumentos da segurança no trânsito”, reforça o presidente.
Fiscalização preventiva
Também, no dia 2 de julho, foi realizada a Operação Fiscalização Preventiva em conjunto com a Defesa Civil, que tem por objetivo fiscalizar os Veículos Tanques Rodoviários. Na ocasião, foram realizadas fiscalização em 8 veículos, todos regularizados, no município de Rio do Sul.