Defesa Civil divulga balanço das chuvas de fevereiro
A maioria das regiões de Santa Catarina foi atingida por temporais isolados durante os dias 1º e 27 de fevereiro de 2015. Foram registrados eventos como chuvas torrenciais, ventos fortes, granizo e descargas elétricas isoladas.
As causas deste cenário foi a formação de áreas de instabilidade associada a um sistema de baixa pressão no Sul do País, ao calor e à alta umidade do ar. As situações geradas contribuíram para alagamentos pontuais, enxurradas e danos em edificações por fortes rajadas de vento. Todos os cenários são considerados comuns para o período de verão.
Afetados
Em decorrência dos eventos climáticos, 36 municípios informaram à Defesa Civil do Estado algum tipo de ocorrência. Destes, cinco decretaram situação de emergência. Até o momento, dois foram homologados pela Defesa Civil.
Municípios atingidos
Petrolândia, Agronômica, Laurentino, Jacinto Machado, Canelinha, Brusque, Meleiro, Papanduva, Balneário Camboriú, Camboriú, Chapecó, Araranguá, Calmom, Curitibanos, São José do Cedro, Florianópolis, São José, Gov. Celso Ramos, Piçarras, Barra Velha, Jaraguá do Sul, Tubarão, Brusque, Chapecó, São João Batista, Criciúma, São Francisco do Sul, Xavantina, Guaramirim, Schroeder, Timbé do Sul, Araranguá, Forquilinha, Água Doce, Joinville e Garuva. Alguns afetados mais de uma vez.
Nas cidades relacionadas, o número de afetados chega a 14.885, com 170 desalojados e 24 desabrigados.
Danos
O volume de residências danificadas/destruídas alcançaram 1.154 e instalações públicas danificadas/destruídas, incluindo escolas, somam 18. Infraestrutura pública danificadas/destruídas, (incluindo pontes), foi contabilizada uma.
De acordo com os levantamentos feitos até o momento pelos municípios, os prejuízos econômicos privados chegam a R$ 7.696.377 e prejuízos econômicos públicos R$ 746.633,84.
Auxílio humanitário
A Defesa Civil de Santa Catarina atendeu na Grande Florianópolis os municípios de São José e Florianópolis. No Alto Vale do Itajaí, Laurentino e no Sul do Estado, Jacinto Machado. Foram destinados a esses municípios, 13 rolos de lona, de 100 metros cada, 2.350 telhas e cumeeiras, 100 cestas básicas, 250 colchões de solteiro, 350 kits de acomodação de solteiro e 100 kits de limpeza.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br