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CBMSC inova na utilização de inteligência artificial no atendimento à ocorrências

A utilização de novas tecnologias para agilizar os atendimentos à população catarinense já é uma realidade no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) de Santa Catarina. Anualmente, mais de 500 mil chamadas são atendidas através do 193, que agora incorpora serviços de inteligência artificial para o registro e despacho de ocorrências.

A nova tecnologia utilizada pelos operadores permite que, durante a digitação da descrição da ocorrência, o assistente virtual complete as informações, promovendo maior agilidade na transcrição do texto, como explica o capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, Chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC:

SONORA

Outra tecnologia que foi implantada nos Centros de Operações é a utilização do Google Maps Platform já integrado à ferramenta de atendimento. Anteriormente, o operador precisava trabalhar com duas telas para registrar a ocorrência e verificar a localização da guarnição mais próxima. Agora, tudo está agrupado no mesmo sistema e pode ser visualizado na mesma tela.