Ordens de Serviço para melhoramentos no Rio Itajaí-Açu são entregues em Blumenau
O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli entregou em Blumenau na última segunda-feira, 11, ordens de serviço de execução do Estudo e dos Projetos para melhoramento fluvial e escavação do leito do Rio Itajaí-Açu, construção de diques, comportas e canais extravasores. Os documentos foram repassados às empresas e prefeituras de Blumenau, Indaial e Gaspar. O evento foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau.
Técnicos dos municípios vão acompanhar cada ação. O objetivo é que os municípios tenham conhecimento do que está sendo feito na região. O custo da obra está estimado em R$ 5,9 milhões.
Foto: Aline Soares – SDR Blumenau.
“O melhoramento fluvial só é acertivo, quando as pessoas contribuem, por causa da realidade local e participam das decisões”, frisou.
Para os prefeitos que participaram da reunião, todos os técnicos das administrações municipais estarão engajados nessa ação. “No que depender da prefeitura estaremos a disposição para colocar em prática o projeto”, salientou o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.
O prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos confirmou a participação da prefeitura no andamento do Projeto. “Vamos colocar em prática e tirar do papel esse projeto tão importante para a região”, destacou.
O prefeito de Blumenau, Napoelão Bernardes, ressaltou o empenho do município em ter um setor especializado em desastres, por esse motivo, está confiante na ação da Defesa Civil do Estado. “Todos os técnicos farão parte desse projeto e na escolha da melhor opção para o Rio Itajaí-Açu”. Concluiu.
O projeto de melhoramento deve durar um ano e meio. Os trabalhos serão desenvolvidos em aproximadamente 15 quilômetros de extensão. Moratelli reafirmou a importância do melhoramento dos rios em Santa Catarina, que vão além da dragagem e que os recursos devem ser bem aplicados e que surtam resultados positivos à comunidade. “Queremos extinguir as pequenas cheias, reduzir as médias para o porte das pequenas e as grandes cheias diminuir ao ponto de serem consideradas medianas”, destacou.
Além do Rio Itajaí-Açu, os afluentes do canal principal serão beneficiados com os trabalhos. Essa etapa inicial será desenvolvida pelo consórcio formado pelas empresas Iguatemi e Engevix.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br