Alto Vale receberá kits de transposição de obstáculos
Nesta semana, a região do Alto Vale do Itajaí receberá a equipe que fará a montagem dos kits de transposição de obstáculos em pelo menos cinco municípios. Entre os beneficiados está a cidade de Santa Terezinha, que receberá um kit de transposição de 12 metros. A montagem está agendada para terça-feira, 12.
Na quarta, 13, Rio do Campo terá a ponte montada. A estrutura possui oito metros de extensão.
Presidente Nereu também será beneficiado. A montagem está prevista para sábado, 16, e a estrutura possui 12 metros de extensão.
Também nos próximos dias, Agrolândia será atendida pela equipe, recebendo uma estrutura de 12 metros. E em Rio do Sul será instalada uma ponte de nove metros no bairro Santa Rita.
Conforme o diretor da Diretoria de Resposta aos Desastres (Dird), James Rides da Silva, todos os dias novos kits são instalados em municípios catarinenses. “Cada kit aumenta a segurança dos moradores, auxilia no escoamento da produção de comunidades antes isoladas”, destacou.
A Dird contabiliza, até o momento, pelo menos 40 kits nos locais onde serão montados. A Defesa Civil de Santa Catarina já montou mais de 70 estruturas. Todas as unidades tem metragem que variam de cinco até 12 metros de extensão por cinco metros de largura. A capacidade de peso suportada é superior a 50 toneladas.
De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, a intenção é que nesse primeiro lote, pelo menos 200 kits sejam entregues. “A estimativa é para este ano. Queremos fechar 2014 com todas as estruturas fornecidas instaladas” disse.
Os custos das pontes variam entre cerca de R$ 28 mil a de cinco metros até R$ 52,3 mil a de maior extensão, com 12 metros. Os valores representam um preço 50% mais barato do que os moldes tradicionais, onde muitas vezes as pontes são concretadas in loco.
Os kits de transposição são pré-fabricados. As estruturas são construídas em concreto e são protendidas no local. Levam em torno de duas horas para ficar prontos e já podem receber o fluxo de veículos. Nos convênios firmados entre prefeituras e Defesa Civil do Estado, os municípios ficam responsáveis pela construção das cabeceiras. Os kits são adquiridos com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina (Fundec).
Os kits fazem parte de um projeto da Defesa Civil de Santa Catarina que visa atender os municípios que tiveram pontes ou pontilhões danificados ou destruídos pelas chuvas.
Informações adicionais:
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Comunicação
Defesa Civil de Santa Catarina
Telefone: (48) 3664 7009 (48) 9159 0445
Email: defesacivilsc@gmail.com