Colombo se reúne com prefeitos dos municípios atingidos pelas cheias no Oeste e Meio-Oeste
O governador Raimundo Colombo se reúne, nesta quarta-feira, às 9h30min, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Regional, em Xanxerê, com os prefeitos dos municípios do Oeste e Meio-Oeste atingidos pelas enchentes na semana passada. De acordo com o governador, a situação vem sendo monitorada desde o início das chuvas e agora deverão ser feitos todos os levantamentos para ajudar na reconstrução dos municípios.
“A reunião é para operacionalizar todo o processo de ajuda financeira no trabalho de recuperação emergencial e na preparação dos levantamentos do que será necessário para reconstruir. Para estas ações, os municípios vão contar com recursos do Governo Federal e do Estado, através do fundo da Defesa Civil”, afirmou Raimundo Colombo.
O encontro também vai contar com a presença do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. De acordo com ele, oficialmente, são 41 cidades afetadas pela enchente. Dezoito decretaram situação de emergência. A Defesa Civil de Santa Catarina contabiliza até o momento cerca de quatro mil desabrigados e mais de 41 mil desalojados. Os números ainda estão em atualização, já que muitos municípios ainda estão na fase de atendimento das vítimas das cheias.
Santa Catarina registra média de chuva entre as mais altas do mundo
A Agência Espacial Americana, Nasa, registrou as nuvens sobre Santa Catarina, durante as fortes chuvas da última semana. De acordo com os dados do Satélite, o volume de precipitação foi considerado um dos maiores do mundo, no período de 72 horas que antecede às 22h40 da última quinta-feira, 26. Segundo a leitura do satélite, o volume de chuva em três dias foi superior a 225mm, o índice perdeu apenas para Scoresbysund, na Groenlândia, com 478mm. De acordo com a Nasa, a estimativa foi feita após aferição de 7.482 estações meteorológicas espalhadas pelo mundo e consideradas oficiais pela Organização Mundial de Meteorologia,OMM.
{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}