População de Arvoredo, no Oeste, começa a retornar para casa
Os moradores de Arvoredo, no Oeste, que foram levados para a casa de familiares por medida de segurança, devido ao rompimento da Central Geradora Hidrelétrica, começaram a retornar para as suas residências na manhã deste sábado, 28.
A Defesa Civil municipal informou que o Rio Irani passou dos seis metros.No entanto, hoje pela manhã, o nível do rio estava em pouco mais de cinco metros.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Hélio Márcio, as águas alcançaram a medida de 80 centímetros ao se aproximar do perímetro urbano.
“O terreno acidentado no percurso, as quatros Pequenas Centrais Hidrelétricas da região, e o trecho sinuoso contribuíram para que o volume não fosse tão expressivo. A própria presença do Estado, em Arvoredo deu mais tranquilidade para nós e para população”, frisou.
Para Márcio, a ação imediata das forças de segurança que se concentram no município devido à ocorrência, considerado atípica pelo secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, possibilitou a remoção de 23 famílias e evacuação de 27 estabelecimentos comerciais.
“Embora o cenário das chuvas seja preocupante, a Defesa Civil do município segue em Estado de Atenção”, disse Márcio.
Entenda o caso:
Arvoredo, na região Oeste de Santa Catarina, fica a 56 quilômetros de Ponte Serrada, onde aconteceu o rompimento da Central de Geração de Hidrelétrica – CGE. Trata-se de uma região isolada e a onda de cheia passou por quatro PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) antes de chegar no município de Arvoredo.
Informações adicionais para a imprensa
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5460