Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN comunica sobre retorno...

CASAN comunica sobre retorno da cobrança dos serviços de esgoto em Laguna

Foto: Prefeitura de Laguna

Moradores de nove bairros da cidade de Laguna serão informados neste mês de julho sobre o retorno da cobrança pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). O comunicado aos consumidores dos bairros Portinho, Bela Vista, Progresso, Esperança, Centro, Vila Vitória, Magalhães, Navegantes e Mar Grosso será enviado nas faturas de julho, e o primeiro pagamento ocorre a partir de agosto. No total, mais de 5 mil matrículas voltam a pagar pelo serviço.

A retomada da cobrança foi permitida após uma decisão do Tribunal de Justiça, revogando liminar que impedia a cobrança enquanto a Estação de Tratamento de Vila Vitória estivesse sob embargo do órgão ambiental.

Em junho de 2020 o Instituto do Meio Ambiente (IMA) já havia cancelado a restrição e concedido a Licença Ambiental de Operação (LAO). Em paralelo, a Companhia está atendendo às melhorias definidas pelo órgão ambiental. Vale ressaltar que mesmo durante o período em que não houve cobrança pelos serviços a coleta e o tratamento de esgoto continuou sendo feita pela CASAN.

O valor dos serviços de coleta e tratamento de esgoto correspondem ao faturamento da água. Se o morador tem uma conta de R$ 50,00 de água, por exemplo, vai pagar R$ 100,00 com o acréscimo do esgoto. “A cobrança pelos serviços de coleta e tratamento é fundamental para que a CASAN possa continuar operando o sistema e também para novos investimentos em água e esgoto”, destaca o chefe da Agência, Diego Rodrigues.


ETE Laguna