Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Cerca de 16 mil...

Cerca de 16 mil pessoas estão desalojadas em 22 municípios por causa das chuvas em SC

Até as 21h deste domingo, 8, a Defesa Civil de Santa Catarina registrava 22 municípios prejudicados pelas chuvas. Entre as ocorrências estão deslizamento, alagamento, enxurrada e inundação. São cerca de 16 mil desalojados e 450 pessoas desabrigadas.

Foto: Defesa Civil SC

>>> Mais imagens na galeria de fotos

A cidade que registrou maior volume de chuva foi Corupá, com aproximadamente 350 mm acumulados em 72 horas. A chuva causou ainda o desmoronamento de uma área, em Guaramirim, onde quatro pessoas foram atingidas. Dois adultos saíram ilesos e duas crianças foram encaminhadas para o hospital.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, percorre as cidade mais prejudicadas desde as primeiras horas da manhã deste domingo. “A situação por aqui é triste. Muita chuva e vamos continuar atendendo os municípios. Conversei pessoalmente com cada prefeito por onde passamos e nenhum cidadão catarinense vai ficar sem ajuda”, disse Moratelli.

Moratelli destacou ainda que após as águas baixarem, será feito o levantamento dos estragos em vias públicas e danos aos municípios. Além do Secretário Moratelli, dois coordenadores regionais da Defesa Civil estão atendendo diretamente os municípios do Planalto Norte, região mais prejudicada. Devido o cenário que se instalou na região, uma força tarefa foi organizada. Os trabalhos são desenvolvidos pelos Bombeiros Militares, Polícia Militar Ambiental, Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, Defesas Civis locais e do Estado, através dos Coordenadores Regionais.

O governador Raimundo Colombo, acompanhado de representantes da Defesa Civil e da Epagri/Ciriam, concedeu entrevista coletiva neste domingo, 8, em Florianópolis, para tratar da situação das fortes chuvas em Santa Catarina. A Região Norte do Estado é a mais afetada pelas chuvas, que devem cessar na madrugada desta segunda-feira, 9. O Médio Vale do Itajaí também foi bastante prejudicado.

“Estamos com toda nossa equipe da Defesa Civil em campo, dando resposta imediata às ocorrências, temos equipes prontas em todos os municípios. A experiência que temos com esse tipo de evento garante que todos os procedimentos já estejam sendo tomados e agora estamos acompanhando as previsões para as próximas horas, que indicam tempo bom a partir da madrugada de segunda”, destacou o governador Colombo, lembrando que desde 2011 o Governo do Estado conta com um Fundo da Defesa Civil para atendimentos emergenciais.

Em função dos alagamentos ou porque as escolas estão sendo usadas como abrigos, as aulas nas escolas públicas estaduais foram canceladas nas cidades de:
Jaraguá do Sul
Corupá
Massaranduba
Schroeder
Guaramirim
Doutor Pedrinho
Benedito Novo
Timbó
Rodeio
Rio dos Cedros

Nível das barragens no Alto Vale do Itajaí:
Taió – 13,15 metros – 30,15% da capacidade;
Ituporanga – 12,10 metros – 11, 80% da capacidade;
José Boiteux – 34, 9 metros – 59% da capacidade.

Previsão do tempo para as próximas horas:
O tempo melhora no período da madrugada de segunda-feira com a entrada de uma massa de ar seco. No decorrer da segunda-feira, o tempo fica nublado, mas sem chuvas.

Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br