Canal extravasor, em Presidente Getúlio, fica pronto em 15 dias
A obra do canal extravasor, em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, deve ficar pronta em 15 dias. O investimento é de R$ 417.037,97. Os recursos são da Defesa civil de Santa Catarina e foram descentralizados pela Secretaria Regional de Ibirama, que desenvolveu o projeto e licitou os trabalhos.
Foto: Bianca Lima/PM Pres. Getúlio
Entre os objetivos da construção estão prevenir cheias e diminuir a cota do nível de inundação na área urbana do município. O benefício imediato poderá ser percebido nos Rios Krauel e Índios, que terão volume de água reduzido durante as chuvas.
De acordo com o prefeito Nilson Stainsack, nos últimos anos, Presidente Getúlio tem sido castigado com enchentes que inundam grande parte da área central da cidade principalmente na confluência dos Rios Krauel e Índios, e esta ação deverá diminuir de 20% a 30% o volume de água naquela região. Isso quer dizer que o volume pode baixar até 80 centímetros em período de enchente.
Além da abertura do canal extravasor, a obra contempla a remoção do solo, construção de diques de contenção, colocação de mantas de revestimento, contenção de taludes com vegetação e a implantação de mata ciliar numa extensão de aproximadamente 294 metros de comprimento por 25 de largura.
Conforme o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, o canal extravasor é uma obra importante para a região que vai ter mais vazão d’água em período de chuva forte. “A construção do canal extravasor é relevante para Presidente Getúlio e para a Defesa Civil, no que diz respeito a prevenção”, disse Moratelli.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br