Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Bombeiros e prefeitura dão...

Bombeiros e prefeitura dão orientações para moradores que estão voltanto para casa em São Francisco do Sul

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, Corpo de Bombeiros Militar de SC e Defesa Civil destacaram que a reação química no galpão de fertilizantes em São Francisco do Sul foi interrompida às 6h08min. Pela tarde, foi divulgada uma lista de recomendações para as famílias que estão voltando para as suas residências. Os bombeiros pedem calma na volta para casa. “Tem que ser um trabalho calmo para que o retorno seja tranquilo, até para que não haja acidentes de trânsito”, afirmou o comandante da operação na cidade, coronel Sérgio Murilo de Melo.

Bombeiros e prefeitura dão orientações sobre como proceder ao chegar em casa (leia abaixo). Muitas residências devem passar por limpeza por conta da presença de partículas presentes na nuvem de fumaça.

A situação só foi controlada com o resfriamento do galpão. Os bombeiros, que trabalharam ininterruptamente por cerca de 54 horas, usaram câmeras térmicas, que tornaram a ação mais eficiente. O equipamento permite identificar com precisão os focos de calor no interior da edificação onde estão depositadas 10 mil toneladas de fertilizante. A carga sofreu uma reação química na noite de terça-feira e, desde então, produzia uma espessa fumaça.

Foto: James Tavares/Secom

>>> Confira mais imagens na Galeria de Fotos

Nesta sexta-feira, não há mais fumaça, apenas a presença do vapor d’água. Os bombeiros encharcaram a carga de fertilizantes para fazer a contenção do calor e, consequentemente, evitar explosões e novos danos ambientais. Foram utilizados cerca de dois milhões de litros de água na operação. Parte desta água fica retida no produto, enquanto o restante será drenado para uma piscina de lona. Depois isso, o material receberá uma destinação adequada.

O Ibama e o IGP começaram, nesta sexta, a perícia para avaliar a causa da reação química e o tamanho do problema provocado por ela. Durante todo o incidente, não houve registro na polícia de saques ou arrombamentos na cidade, que estava sob proteção da PM e do Exército.

Segundo o major Aldo Batista Neto, apesar de não haver mais fumaça, o local segue caracterizado como área de emergência e é preciso manter uma distância de pelo menos 400m do galpão.

sao francisco do sul 20130927 1710015610 Aos poucos, vida deve começar a voltar ao normal em São Franscisco do Sul. Nesta sexta, bandeira foi hasteada. Foto: James Tavares/Secom

O governador visita São Francisco do Sul novamente nesta sexta-feira, após cumprir agenda na Serra.

ATENÇÃO para as orientações pós-incidente

Moradores que estão fora de suas casas em São Francisco do Sul, ao retornarem:
– Abrir toda a casa como forma de ventilar o ambiente em sua totalidade.
– Não ingerir água da caixa que estava destampada. A fumaça pode ter contaminado o líquido. O Samae de SFS informa que de 30 em 30 minutos três empresas estão verificando a qualidade da água. A água do Samae é 100% potável.
– Quanto à caixa da água: fechar o registro e utilizar a água que permanece na caixa apenas para limpeza. Se possível, caixas que estavam sem tampa, devem ser limpas com água sanitária.
– Móveis com tecido – em caso de poeira ou resíduo de fumaça, tirar o pó e colocar os móveis em locais arejados.
– Descartar alimentos expostos.

Comércio
– Panificadoras e supermercados podem abrir imediatamente. O comércio deverá ser normalizado durante o fim de semana.
– Abertura de todos os órgãos (comércio, escolas, bancos, órgãos públicos, entre outros), deve estar normalizado na segunda-feira (30).

A Polícia Rodoviária Federal alerta
– Pessoas que não moram em São Francisco do Sul (veranistas, turistas, curiosos, entre outros) NÃO devem ir para o município neste fim de semana. Neste período haverá movimento intenso de caminhões se dirigindo ao porto, além de grande fluxo de veículos de francisquenses que estavam fora.

Barreira
– A Rua Carijós está interditada para qualquer veículo que não esteja ligado a operação.

Informações adicionais:
Jacqueline Iensen 
Secretaria de Estado de Comunicação 
E-mail:  iensen@secom.sc.gov.br 
Telefone: (48) 9147-6761