Corpo de Bombeiros segue com força-tarefa no Alto Vale do Itajaí e Itajaí
Os Bombeiros Militares continuam em prontidão nos quartéis em Santa Catarina nesta segunda-feira, 23, para o atendimento da comunidade – sejam em ocorrências rotineiras ou relacionadas ao mau tempo. Nas cidades mais afetadas pelos estragos causados pelas chuvas dos últimos dias no Alto Vale do Itajaí e Itajaí as guarnições seguem com o reforço das equipes de Força-Tarefa (especializadas na atuação em situações extremas).
>>> Slideshare: confira o relatório completo da Defesa Civil
Durante as primeiras horas da segunda-feira, não foram registradas ocorrências emergenciais relacionadas à chuva nos municípios da região. Bombeiros Militares, Comunitários e voluntários permaneceram nas unidades operacionais durante a madrugada para a pronta resposta em caso de necessidade. A maioria das ocorrências, no entanto, ocorreram até a noite de domingo, 22, e trataram-se de apoio a pessoas desalojadas/desabrigadas.
Corpo de Bombeiros em sobrevoo por Rio do Sul neste domingo. Foto: Divulgação
>>> Veja mais imagens na galeria de fotos
Conforme informações obtidas às 8h dos quartéis da região, o nível dos rios que saíram da calha no Alto Vale teria se estabilizado, porém o céu segue encoberto e pode voltar a chover a qualquer hora nesta segunda-feira. A preocupação, agora, passa a ser com a possibilidade do registro de ocorrências de deslizamentos/escorregamentos. Por isso, segue o alerta para moradores de encostas.
“Permaneceremos mobilizados até que a situação volte ao normal. Equipes especializadas foram deslocadas para o Alto Vale e Vale do Itajaí com equipamentos próprios para agirem caso tenhamos problemas mais graves, que ofereçam risco à vida. Se os níveis dos rios continuarem a baixar, mudaremos nosso foco de atuação de forma a oferecer ajuda humanitária para que os atingidos restabeleçam suas rotinas”, explicou o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Marcos de Oliveira.
O Comandante-Geral destacou a importância do aperfeiçoamento operacional dos órgãos envolvidos no socorro de vítimas de eventos adversos em Santa Catarina: “Foi determinante a antecipação das informações meteorológicas e toda a mobilização envolvida para que evitássemos maiores danos e, principalmente, a perda de vidas e bens. Desde sexta-feira todos os Bombeiros Militares foram colocados de sobreaviso e as equipes das áreas onde se previa maiores estragos reforçadas pelo grupo especializado em ações extremas, a Força-Tarefa”.
Força-tarefa
A força-tarefa do CBMSC foi criada em 2011 para a pronta resposta especializada em eventos críticos (desastres naturais extremos, incêndios florestais, etc). Ela é formada por grupos de pelo menos de 12 Bombeiros Militares, descentralizados nos diferentes batalhões no Estado, especialmente capacitados e dotados de recursos materiais específicos para a utilização em situações de deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais entre outros desastres.
Nos últimos dias, equipes da Força-Tarefa de regiões menos afetadas pelas chuvas foram deslocadas para as regiões de maior vulnerabilidade. As Forças-Tarefa de Lages, Curitibanos e Chapecó foram deslocadas para o Alto Vale (Rio do Sul). Já a Força-Tarefa sediada em Itajaí foi ativada para atender o entorno do município e a região de Brusque.
Entre as FTs mobilizadas, destaque para a de Chapecó, especializada no atendimento de ocorrências envolvendo movimentação de massa (deslizamentos/estruturas colapsadas). O pessoal treinado e equipamentos próprios foram trazidos para Rio do Sul.
Sinais da possibilidade de deslizamentos/escorregamentos:
– Rachaduras nas paredes e pisos das casas
– Trincas no solo, principalmente na parte superior dos taludes/barrancos
– Blocos ou lascas de rocha soltos e instáveis
– Água minando na base do talude/barranco
– Árvores ou postes inclinados
– Muros de arrimo com “barrigas” ou trincados
– Afundamentos e deformações no leito da rua
– Desprendimento e queda de solo/rocha em taludes
Em caso da verificação desses indícios, comunique a Defesa Civil pelo 199 ou acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
Leia mais
>>> Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina
>>> Terça-feira terá mar agitado no Litoral e condição de neve na Serra de SC
>>> Saúde entrega ambulâncias 4×4 para municípios com risco de enchente
>>> Governo monta força-tarefa para atender a população
Mais informações para a imprensa
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.
Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445
Assessoria Corpo de Bombeiros – (48) 8843-4427
Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761
Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa. As fotos estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Os vídeos estão disponíveis no FTP no endereço ftp://ftp2.ciasc.gov.br (login: governosc/senha:comunicacao).
Acompanhe também pelas redes sociais
facebook.com/governosc
@Secom_SC