Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Sobe para 56 o...

Sobe para 56 o número de municípios prejudicados pelas chuvas em SC

Até o fim da tarde deste domingo, a Defesa Civil do Estado contabilizava 56 cidades com problemas decorrentes das chuvas dos últimos dias (veja tabela abaixo). Cerca de 4 mil pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas e mais de 1.300 casas haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.

Corpo de Bombeiros em sobrevoo por Rio do Sul neste domingo. Foto Divulgação

>>> Veja mais imagens na galeria de fotos

A situação mais crítica é em Rio do Sul, onde o rio deve chegar a 11,5 metros acima do normal, inundando quase toda a cidade. Somente em Rio do Sul, há 1.050 pessoas desalojadas e 472 desabrigadas. Em Blumenau, a previsão é de que o rio chegue a 11 metros. A cidade se preparou para os alagamentos com 23 abrigos, o desligamento preventivo de energia nas ruas próximas do leito do rio e uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, prefeitura, escolas e outras instituições.

O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, como Rancho Queimado (242mm), Rio do Campo (213mm), Ituporanga (194mm), Presidente Getúlio (189mm), Bom Jardim da Serra (186mm), Ponte Alta (180mm), Curitibanos (179mm), Timbó (161mm) e Schroeder (161mm).

As Barragens de Ituporanga e de Taió estão sendo operadas de forma a minimizar ao máximo o impacto das inundações em Rio do Sul e o risco de inundação em Taió, que está em cota de Alerta.
A Barragem de Ituporanga está com 2 das 5 comportas fechadas e já verteu; a Barragem de Taió está com as 7 comportas fechadas,com cerca de 60% de sua capacidade de suporte (vide tabela 2, abaixo). Já a Barragem de José Boiteux está com as duas comportas fechadas, com 40% da capacidade.

Alerta para deslizamentos e alagamentos
Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul. Já os alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages.

Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.
Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Orientações
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Leia mais
>>> Governador avalia possibilidade de decretar emergência em Santa Catarina
>>> Celesc começa o desligamento preventivo de energia em SC
>>> Saúde entrega ambulâncias 4×4 para municípios com risco de enchente
>>> Governo monta força-tarefa para atender a população
>>> Chuva diminui em SC, mas segue o alerta para deslizamentos

Mais informações para a imprensa
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Defesa Civil de SC no (48) 4009-9816 ou diretamente com os assessores de imprensa.
Assessoria Defesa Civil – (48) 9159-0445
Gerente de imprensa Governo SC, Jacqueline Iensen – (48) 9147-6761
Portal do Governo e Redes Sociais – Gisiela Klein – (48) 8843-5439

Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa. As fotos estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Os vídeos estão disponíveis no FTP no endereço ftp://ftp2.ciasc.gov.br (login: governosc/senha:comunicacao).

Acompanhe também pelas redes sociais
facebook.com/governosc
@Secom_SC

 Relatório Defesa Civil – 18h de 22 de setembro de 2013

Município

Evento

Situação

Decreto

Solicitação

1

Agrolândia

Chuva; inundação

150 desalojados

2

Agronômica

Chuva; Inundação

Inundação; 350 desalojados e 130 pessoas desabrigados (em abrigos)

3

Apiúna

Chuva

30 famílias desabrigadas (em abrigo); escorregamentos diversos; alagamentos; queda de energia por tombamento de postes; município está restabelecendo drenagem para previnir alagamentos

4

Atalanta

Chuva; inundação

4 desalojados

   

5

Ascurra

Enxurrada

5 propriedades afetadas (agri e psicultura)

irá decretar

 

6

Aurora

Chuva; inundação

26 pessoas desabrigadas (em abrigos); estradas vicinais interditadas

7

Bela Vista do Toldo

Chuva

Comunidades isoladas

8

Blumenau

Chuva

30 abrigos, população se encaminhando aos abrigos (11 pessoas); 01 deslizamento durante a madrugada (não há feridos); está em COTA de alerta = 7,50m (COTA DE EMERGÊNCIA é 8,50 m); área NORTE está alagada

9

Bom Retiro

Chuva

500 pessoas afetadas; escorregamentos, BR 282 interditada trecho Bom Retiro-Lages (Km 135); município está sem abastecimento de água potável

SIM

SIM

10

Braço do Trombudo

Chuva; inundação

     

11

Brusque

Deslizamentos

Rio baixando, segundo defesa civil municipal; deslizamentos constatados por geólogo

12

Camboriú

Chuva

01 família removida por deslizamento isolado

13

Campo Erê

Chuva

Tempestade com fortes ventos e granizo – Malha viária afetada – Situação controlada no momento

14

Canoinhas

Chuva

05 residências afetadas

15

Caçador

Chuva

55 pessoas desalojadas; 5 pessoas desabrigadas; 03 pontos de deslizamento; 01 residência destruída por desabamento; queda de barreira na Rodovia SC 302 (Caçador-Calmon)

16

Curitibanos

Alagamento

Pequenos alagamentos/deslizamentos

17

Gaspar

Chuva

01 deslizamento interrompendo a entrada do Bairro Macuco; 08 famílias desabrigadas, em 05 abrigos (há mais 03 abrigos abertos preventivamente)

18

Guaraciaba

Granizo

60 casas atingidas

19

Guaramirim

Chuva e Granizo

Deslizamento localizado, com 04 pessoas desalojadas

20

Ilhota

Chuva

Alagamentos; 01 família desabrigada

21

Indaial

Chuva

3 famílias desalojadas e 2 famílias desabrigadas

22

Irineópolis

Chuva

Alagamentos na área rural

23

Itajaí

Chuva

Pontos de alagamento

24

Ituporanga

Chuva; inundação

143 pessoas desalojados; 13 pessoas desabrigadas

25

Jaraguá do Sul

Granizo

 

26

Joaçaba

Enxurrada

Pequenos deslizamentos

27

Joinville

Chuva

Rio Águas Vermelhas saiu da calha, afetando região oeste do município; Rio Cubatão em COTA DE ALERTA; queda de 01 muro sem danos; deslizamentos; 03 residências afetadas

28

Lages

Chuva

Deslizamento (15 famílias removidas por prevenção); 120 pessoas desalojadas (07 abrigos); 01 residência afetada; Rio Caveiras com cota de Alerta; COTA DE ALERTA

29

Laurentino

Chuva; Inundação

Inundação na área urbana

   

30

Lontras

Chuva; inundação

106 pessoas desalojadas

   

31

Mafra

Enxurrada

Queda de 01 pontilhão – bairro Faxinal

   

32

Papanduva

Chuva

05 residências alagadas

   

33

Pouso Redondo

Chuva; inundação

30 pessoas desalojadas

   

34

Porto União

Chuva

Alagamentos bairro São Pedro

   

35

Presidente Getúlio

Chuva; Inundação

Inundação (1,00m no centro); 208 pessoas desalojadas e 10 pessoas desabrigadas (em abrigos) – números crescentes

   

36

Rio das Antas

Chuva

40 pessoas desabrigadas

irá decretar

SIM

37

Rio do Oeste

Chuva; inundação

27 desalojadas e 180 desabrigadas

   

38

Rio do Sul

Chuva; inundação

Inundação = 10,04m; 18 abrigos; 1500 pessoas desalojadas; 480 pessoas desabrigadas; SC 350 interditada

SIM

39

Rio Negrinho

Chuva e Vendaval

30 residências atingidas por vendaval

40

Rodeio

Chuva

4 famílias desabrigadas; rodovias interditadas

41

Saltinho

Granizo

700 casas atingidas; 200 pessoas desabrigadas; 5 instalações públicas afetadas; 2 escolas afetaads; 1 posto de saúde afetado

SIM

SIM

42

Santa Terezinha do Progresso

Granizo

300 casas atingidas

SIM

SIM

43

São Bento do Sul

Chuva e vendaval

20 residências afetadas por granizo; 45 residências; 5 pontos de escorregamento; queda de 1 torre de transmissão de TV e 2 postes

   

44

São José dos Cedros

Granizo

80 pessoas desabrigadas; 200 residências atingidas

SIM

SIM

45

São Miguel do Oeste

Granizo

04 comunidades atingidas

46

Serra Alta

Granizo

60 casas atingidas

SIM

47

Taió

Chuvas e inundação

Inundações; abrigos foram ativados

   

48

Tangará

Chuva

Deslizamento isolado

49

Timbó

Chuva

 

50

Timbó Grande

Chuva

Interior do município está isolado (malha viária intrafegável)

51

Três Barras

Chuvas

6 residências afetadas

   

52

Trombudo Central

Chuva; inundação

53 desalojadas e 3 desabrigadas

   

53

Urubici

Chuva

Alagamentos; deslizamentos (Serra do Panelão – sc 110 em meia pista); comunidades isoladas; COTA DE ALERTA

54

Videira

Chuva

05 pessoas desabrigadas por rompimento de tubulação

55

Vitor Meirelles

Inundação

1,40 m de inundação no centro

56

Witmarsum

Inundação

Inundação no centro

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support