Governador participa do Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor em Xanxerê
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
O Circuito Universidade Gratuita: Santa Catarina Melhor, evento de apresentação do programa, chegou a Xanxerê, nesta terça-feira, 18. O governador Jorginho Mello apresentou o projeto que possibilita o acesso a um curso superior para todos os catarinenses. O encontro foi realizado na Unoesc e contou com a presença de centenas de alunos e professores da região.
”É um projeto da mais alta importância, que a gente precisa massificar perante a comunidade, perante os empresários, os alunos, pai e mãe e responsável. Porque isso é um projeto de transformação, nós vamos dar oportunidade para milhares e milhares de catarinenses. O Estado vai fazer com que esse sonho seja realidade, que esse sonho possa se se confirmar e ele, depois de formado, vai devolver com o suor do seu trabalho”, explicou o governador Jorginho Mello.
“É uma alegria muito grande, é uma história que o nosso governador Jorginho está fazendo em Santa Catarina na divulgação do grande programa que é a Universidade Gratuita. E a possibilidade de estar participando com ele mostrando para os estudantes a oportunidade que eles têm. É um programa de desenvolvimento”, disse o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
O circuito percorre diferentes regiões do estado com o objetivo de destacar os números do Universidade Gratuita, considerado o maior programa para o desenvolvimento humano, social e econômico de Santa Catarina. A iniciativa possibilita a gratuidade de ensino para estudantes do ensino superior, que, em contrapartida, durante ou após a conclusão da graduação, prestarão serviços para a população.
“Estamos muito felizes porque é a consolidação de um projeto que vem se mostrando de grande transformação para Santa Catarina e em particular para as instituições comunitárias. Ele oferece uma transformação social para os estudantes, além da oportunidade de eles cursarem o curso dos sonhos”, afirmou o reitor da Unoesc, Ricardo Antonio De Marco.
A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) vem capitaneado o circuito do projeto. E a presidente da instituição, reitora Luciane Ceretta, comemorou o sucesso de mais uma etapa. “Uma das melhores imersões que fizemos foi aqui hoje com certeza começando pelos empresários e concluindo aqui com os estudantes. Então é um saldo muito positivo, os estudantes muito receptivos tanto os de graduação, quanto os do ensino médio. É mais expectativa do acesso a esse programa tão transformador”, disse.
O impacto do projeto já é visto na vida de diversos estudantes. Entre eles a Liliane Menegotto de Oliveira, que cursa o primeiro semestre de Enfermagem. “O Universidade Gratuita na minha vida realizou um sonho. Um sonho que eu não consegui obter logo após sair da da escola normal. E hoje estou aqui por causa desse projeto”, finalizou.