Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Sistema preventivo de cheias...

Sistema preventivo de cheias começa a ser instalado no Alto Vale do Itajaí

O projeto de prevenção de desastres previsto para o Alto Vale do Itajaí começou a ser efetivado esta semana, com o início das obras de edificação da torre na qual será fixado o radar meteorológico, em Alto Ribeirão Concórdia, Lontras. Esta primeira etapa compreende a instalação do canteiro de obras e de um gerador de energia, necessários para dar andamento às obras. O prazo de conclusão dessa fase é de seis meses. Depois de instalada a torre é que o radar vai ser colocado para funcionamento.

Paralelo à instalação da torre, será construída uma subestação de internet interligada diretamente com Itajaí, onde fica a central das informações sobre eventos climáticos. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, sargento James Rides da Silva, o sistema estará em pleno funcionamento entre fevereiro e maio de 2014.

Depois de instalado, o radar terá a autonomia de coletar informações em um raio de 240 quilômetros de onde será fixado. Além disso, a cobertura total diametral será de 400 quilômetros. O equipamento irá prever eventos como precipitações, granizo, vendavais e descargas elétricas, sendo que essas informações poderão ser repassadas com até 4 horas de antecedência à população e com uma precisão de 90% do local onde vai ocorrer.

A instalação do radar é feita pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), que escolheu o modelo e forneceu o equipamento. A instalação de internet no local onde a torre está sendo construída foi exigência da empresa. O investimento total previsto no sistema de prevenção é de R$ 2,4 milhões. Instalado, o equipamento cobrirá 77% do nosso Estado. Essa cobertura será feita de forma diferente do que é feita hoje. “Foi exigência do secretário Milton Hobus, – da Defesa Civil, que os dados sejam disponibilizados através de um software para qualquer pessoa”, disse o coordenador Rides da Silva. Segundo ele, o usuário de smartphones, por exemplo, poderá baixar um aplicativo e receber em tempo real as informações sobre qualquer fenômeno climático que possa ocorrer. “É uma forma de comunicação muito rápida e que servirá para deixar as pessoas preparadas”, exaltou.

As informações também poderão ser conhecidas através do site da Defesa Civil. O software está sendo desenvolvido e todo o sistema deve estar disponível até o começo do ano.

Mais informações:
Homero Buzzi
Email:imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone:(47) 3526-3014

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support