Defesa Civil realiza, em Palhoça, seminário sobre prevenção a desastres naturais
A Secretaria de Defesa Civil realizou, nesta sexta-feira, mais uma edição do Seminário Regional sobre prevenção a desastres naturais. O encontro desta sexta foi no município de Palhoça e reuniu prefeitos da Grande Florianópolis.
Até agora, a Defesa Civil já se reuniu com seis associações de municípios. O objetivo é capacitar e estruturar as defesas civis municipais. Entre os temas abordados, estão os procedimentos jurídicos e administrativos, a gestão de risco e a gestão de desastres.
Uma das novidades é a implantação do centro de monitoramento e alerta, que deverá funcionar a partir do primeiro trimestre de 2014. A inovação do centro está no sistema colaborativo de informações sobre riscos de desastres. Um aplicativo para celulares poderá alertar o cidadão sobre riscos iminentes. Por sua vez, o cidadão poderá compartilhar suas informações com outras pessoas, criando uma rede de comunicação sobre alertas e recursos disponíveis.
Outra ação da Defesa Civil é a construção de pontes e pontilhões em concreto, evitando que as estruturas sejam facilmente arrastadas pela enxurrada. São pontes cerca de 12 metros de comprimento por 5 de largura. A estrutura é pré-fabricada, custa metade do valor da convencional e pode ser montada em um dia, evitando transtornos no trânsito. As construções começam em setembro e 600 pontes devem estar prontas até julho do ano que vem.
Os seminários regionais da Defesa Civil terminam no mês que vem. A próxima edição está marcada para o dia 5 de setembro no Auditório da AMURES – Associação dos Municípios da Região Serrana no município de Lages.
{article Pamela Marin – Defesa Civil}{text}{/article}