Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Cerca de 70 municí­pios...

Cerca de 70 municí­pios participaram dos Seminários Regionais de Defesa Civil

Os Seminários Regionais da Defesa Civil reuniram mais de 350 pessoas de pelo menos 76 municípios nesta primeira fase do trabalho. Os encontros iniciaram em São Miguel do Oeste e seguiram para Xanxerê e Chapecó. De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, este é o grande marco da mudança estrutural da Defesa Civil em Santa Catarina, capacitando e estruturando todos os municípios. “Precisamos capacitar quem trabalha com a Defesa Civil, investir na prevenção e principalmente, manter o cidadão informado”, concluiu.

A equipe da Secretaria de Estado de Defesa Civil capacitou os municípios que integram a AMAI – Associação dos Municípios do Alto Irani, AMERIOS – Associação dos Municípios do Entre Rios, AMEOSC – Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, AMNOROESTE – Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense, AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.

No total, serão realizados 12 seminários em várias partes do Estado. Os encontros são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos. Entre os temas abordados, estão os procedimentos administrativos e jurídicos, a Gestão de Risco e Desastre e Gestão de Desastres.

Além do treinamento, cada município recebe um kit composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também serão entregues uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

Na próxima quarta-feira, 21, o município de Criciúma sedia o evento no auditório da AMREC – Associação dos Municípios da Região Carbonífera na Avenida Santos Dumont, 855. Depois, será a vez de Tubarão no dia 22 e, Palhoça, no dia 23. As inscrições para os seminários regionais podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site da EGEM.

{article Pamela Marin – Defesa Civil}{text}{/article}