Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Comunidade de Barranca, no...

Comunidade de Barranca, no Sul do Estado, recebe barco da Defesa Civil

Para auxiliar a comunidade ribeirinha de Barranca, em Araranguá, na ocorrência de inundações e enchentes, a Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da coordenadoria Regional de Defesa Civil e Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, entregou na tarde desta quinta-feira, 25, um barco para a comunidade.

A entrega foi realizada pelo secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e pelo coordenador Regional de Defesa Civil nas SDRs Criciuma e Araranguá, Rosinei da Silveira, ao presidente da Associação de Moradores do bairro Barranca e representante do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Luiz Carlos Pessi. O ato contou com a presença do prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel; do deputado estadual, Manoel Mota; do vice-prefeito, Rodrigo Turatti; do coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Roberto Oliveira; do vereador Luiz Braz Paulino; e demais lideranças além da comunidade.

Segundo Rosinei, o barco com capacidade de 600 quilos deverá ser utilizado para salvar vidas e materiais, de forma imediata, em caso de inundações decorrentes de cheias no Rio Araranguá. A manutenção do barco ficará a cargo da própria comunidade do Bairro. “Outro compromisso assumido pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, com este que é o primeiro Nupdec que está efetivamente em funcionamento na Região Sul, é o de realizar um treinamento para utilização correta do barco nas ações de salvamento, resgate e socorro na ocorrência de inundações”, explica o coordenador.

Para o presidente da Associação, esta doação é o resultado da organização da comunidade. “É uma resposta preventiva para a possível ocorrência de enchentes”, disse Pessi.

Nos próximos dias, a comunidade receberá um motor para auxiliar no deslocamento com o barco, que tem capacidade de transportar além da tripulação, outras 6 pessoas por vez.

{article Leneza Possamai Della – SDR Araranguá}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support