Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Secretário da Defesa Civil...

Secretário da Defesa Civil visita Planalto Norte para averiguar situação de desabrigados e desalojados

O secretário de estado da Defesa Civil, Milton Hobus, estará no município de Canoinhas na manhã deste sábado, dia 29, para fazer um sobrevoo com o helicóptero do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e averiguar a situação dos municípios da região do Planalto Norte, que sofrem com as chuvas.

As 13h, será realizada reunião na Gerência Regional de Educação com o secretário Milton Hobus; o coordenador da Defesa Civil, Edson Antocheski; além de prefeitos e autoridades da região. “Os municípios de Três Barras, Porto União e Mafra já pediram auxílio como colchões, mantimentos, produtos de higiene entre outros, e a Defesa Civil do Estado conseguiu enviar em 24 horas todos os materiais solicitados por esses municípios”, destaca Antocheski.

Cidade de Porto União. Foto: prefeitura de Porto União

Até essa sexta-feira, 28, a coordenadoria regional da Defesa Civil fez levantamento dos municípios da região:

Três Barras: 45 famílias desabrigadas (cerca de 4,5 mil pessoas)

Porto União: oito famílias desabrigadas

Irineópolis: seis famílias desabrigadas

Bela Vista do Toldo: pontes e estradas que ligam todo interior do município estão prejudicadas

Canoinhas: somente desalojados (nas casas de familiares)

Major Vieira: nenhuma família desabrigada e/ou desalojada

Aviso meteorológico para o final de semana e alerta de risco de inundações no Planalto Norte

As chuvas intensas que ocorreram nos últimos dias entre o Paraná e Santa Catarina provocaram inundações no Planalto Norte. Em Porto União, Canoinhas, Irineópolis e Três Barras, por exemplo, os níveis dos rios continuam subindo. Já em Mafra, o rio baixa gradualmente, saindo da cota de inundação e passando para a cota de alerta. Bela Vista do Toldo também continua com áreas inundadas.

Conforme o Aviso Meteorológico da Epagri/Ciram, entre sábado e domingo, a umidade e a chuva retornam ao estado por influência de uma frente fria e de um cavado (área alongada de baixa pressão). Os acumulados diários previstos variam de 10 a 30mm em média. 

Entre domingo e segunda a instabilidade continua e no Planalto Norte, região mais castigada pela chuva dos últimos dias, podem ocorrer acumulados de 30 a 50mm.

Diante deste cenário, mantém o alerta para risco de inundações no Planalto Norte Catarinense.
 

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e algamentos: Deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Informações adicionais
Sergio Teixeira da Silva
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 8802-2391