Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Funcionários da Casan que...

Funcionários da Casan que atuaram no Rio Grande do Sul são homenageados

Os colaboradores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) que se dedicaram por mais de 15 dias para garantir o retorno do abastecimento no Rio Grande do Sul foram homenageados nesta semana em Florianópolis. Ao todo, 11 funcionários receberam placas do presidente Edson Moritz e da Diretoria da Companhia, no auditório da Matriz.

”Essa é uma homenagem singela, mas o trabalho que vocês fizeram é grandioso”, frisou o presidente Moritz. “Podem ter certeza que a impressão digital de todos vocês está lá no apoio prestado aos nossos irmãos gaúchos. Vocês são a ponta firme da Casan e esse espírito serve de inspiração para nós”.

Os colaboradores que receberam a placa são da área técnica de diferentes regiões: Almir Rogério, Heron Lourival, Leonardo Teodoro, João Paulo Viola, Nikolas Guckert Arantes, Willian Baesso, Leandro Delfino, Reginaldo Darabas, Domingos Amilton Brito, Silvano Ramos Nunes e Maicon Dione Clarinda.

Para o operador de equipamento pesado Maicon Dione Clarinda, o trabalho mostrou a resiliência da equipe da Companhia. “O sentimento era de não querer sair até resolver todo o problema principal da falta de água”, explica. “E realmente, a nossa equipe se engajou desde o primeiro momento até a água chegar na torneira das pessoas. O sentimento é de dever cumprido com essa homenagem e a imagem da empresa reconhecida nacionalmente.”

Em seu depoimento, o técnico em mecânica Silvano Ramos Nunes estendeu a homenagem aos outros empregados que colaboraram com o estado vizinho, mesmo distantes. “A gente se sente grato por ter colegas que ficaram desempenhando o nosso trabalho aqui e de todo modo, ajudaram com doações e suporte, dando apoio pra gente”.

Segundo o técnico em mecânica Almir Rogério, o apoio da diretoria e das gerências operacionais foi fundamental para a ação lá. “A situação enfrentada foi muito caótica, mas graças ao apoio conseguimos implantar ações de manutenção bem direcionadas. Foi muito gratificante ver o pessoal comemorando quando o abastecimento voltou e agora nos sentimos honrados com essa homenagem”.

Apoio da Casan no abastecimento

As ações da Casan no Rio Grande do Sul começaram com o envio de uma equipe de eletromecânica de Criciúma para Canoas, no dia 5 de maio. Os funcionários levaram um equipamento de motobomba e mais três bombas de dragagem para reativar a Estação de Tratamento de Água, alagada pelas cheias. A ação foi elogiada pelo prefeito Jairo Jorge nas redes sociais.

Na mesma semana, a Companhia também enviou enviou 152 mil litros de água em caminhões-pipa. A água foi levada com o Exército e com a Prefeitura de Criciúma para a região metropolitana de Porto Alegre, como forma de garantir o abastecimento de forma emergencial nas regiões com tratamento colapsado.

Mas a ação mais duradoura de uma equipe da Casan em solo gaúcho ocorreu na retomada da atividade da Estação de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A Estação enviava água para o tratamento e colaborava diretamente com o abastecimento de 150 mil pessoas, incluindo o Centro Histórico e cinco hospitais. Com as enchentes, motores foram danificados e a Estação foi alagada.

Graças ao apoio de seis colaboradores e dois caminhões munck, a área foi drenada, equipamentos foram consertados e dois novos motores levados e instalados para recuperar a vazão de água do local. A ação foi feita em colaboração direta com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). O diretor geral do departamento, Maurício Loss, agradeceu nominalmente o apoio logístico e de pessoal da Casan, descrito como “fundamental para que o sistema Moinhos de Vento fosse recuperado”.