Secretaria de Estado da Saúde participa de audiência pública sobre futuro do Hospital Marieta, realizada em Itajaí
Nesta quarta-feira, 06, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Itajaí para discutir o uso do imóvel do Hospital Marieta Konder Bornhausen, de propriedade do estado de Santa Catarina, cuja concessão se encerra em dezembro deste ano.
A instituição, administrada por uma entidade filantrópica, ocupa o espaço há 30 anos. O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, participou da audiência, respondeu os questionamentos, ouviu as demandas e disse que o Governo do Estado busca o melhor para a população de Itajaí:
SONORA
O secretário ressaltou que não existe a possibilidade dos serviços de saúde da unidade pararem a partir de primeiro de janeiro, destacando que as discussões atuais giram principalmente em torno do novo desenho de contratualização e das metas de atendimentos.
O gestor reforçou ainda que, desde o início de 2023, a intenção do Governo do Estado é assumir a contratualização dos maiores hospitais de SC, entre os quais destaca-se o Marieta como o maior complexo de saúde pública catarinense que atende não apenas o município de Itajaí, mas toda a macrorregião.
O Governo do Estado, por meio do Programa de Valorização dos Hospitais de Santa Catarina, lançado em dezembro de 2023, tem repassado mensalmente o valor fixo de R$2,9 milhões para o custeio das atividades do Marieta, além dos valores expressos na tabela catarinense de procedimentos cirúrgicos eletivos.
Até o final do ano serão abertos novos espaços, de maneira gradativa, para que se possa aproveitar ao máximo os ambientes disponíveis com mais ampliação de serviço e capacidade instalada do hospital.