Duas exposições fotográficas do Museu da Udesc ficam abertas à visitação do público até fim de julho
Até 30 de julho, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, sediará duas mostras fotográficas que resgatam parte da memória de SC e tiveram início na abertura da programação das atividades dos 50 anos da Udesc.
Intituladas “Museu da Escola Catarinense em sobrevivências possíveis: antes e depois da Mostra Casa Nova 2013” e “Udesc, 50 anos construindo o saber”, as exposições são gratuitas e abertas. Segundo a coordenadora do museu, Sandra Makowiecky, o público pode conferir 120 fotos na primeira exposição, que retrata o processo de transformação e melhorias que o Mesc recebeu desde 2013 até hoje.
O registro foi feito pelos fotógrafos Célio Herardt e Rogerio Jr, da CR2 Fotografia, durante quatro momentos distintos do museu: como os ambientes se encontravam em 2012; o processo de acomodação da Mostra Casa Nova em 2013; os espaços montados para o evento da mostra; e o uso dos mesmos espaços atualmente.
A Mostra Casa Nova 2013 buscou valorizar a rota cultural no Centro da Capital e contribuir com a preservação do patrimônio histórico, tendo a colaboração de expositores e empresas parceiras. Para a coordenadora do Mesc, “só existe herança se houver promessa. A exposição apresenta várias questões presentes nos significados atribuídos ao patrimônio cultural com ênfase em políticas públicas de preservação, batalhas de memória e embates identitários, bem como tensões entre o público e o privado nos processos de patrimonialização”.
“A universidade buscou dar condições de sobrevivência a um prédio em constante pulsão de morte. Essa é a historia do Museu da Escola Catarinense, em sobrevivências possíveis. Há que se ressaltar tambem a dimensão de outro valor inerente aos bens culturais: o valor simbólico que esse prédio possui para a comunidade catarinense”, destaca Sandra.
Já a segunda exposição, organizada pela Coordenadoria de Cultura da Udesc, reúne 20 fotografias selecionadas nos concursos promovidos pela universidade desde 2009. A curadoria usou, como tema, as questões de ensino, herança e transmissão de conhecimento através da instituição ao longo dos últimos 50 anos.
Serviço:
O quê: Exposições fotográficas “Museu da Escola Catarinense em sobrevivências possíveis: antes e depois da Mostra Casa Nova 2013” e “Udesc, 50 anos construindo o saber”
Quando: Até 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e nos sábados, das 9h às 12h. Visitas nas manhãs de segunda a sexta-feira podem ser agendadas pelo telefone (48) 3225-8658
Onde: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis
Quanto: Exposições gratuitas
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143