Defesa Civil finaliza Semana Estadual com evento Café com a Imprensa
Fotos: Airton Fernandes / Ascom SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) encerrou a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil nesta sexta-feira, 24 com um evento Café com a Imprensa. O encontro teve a temática “51 anos de evolução da Defesa Civil de Santa Catarina: tecnologias de proteção à população catarinense”.
O café contou com a presença do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, e diretores. O encontro visou a integração com jornalistas e veículos de comunicação da região, fortalecendo os laços entre a imprensa e a pasta.
“Ao longo dos anos, Santa Catarina tem demonstrado uma evolução significativa em todos os aspectos da gestão e percepção de riscos, abrangendo tanto o setor público quanto o privado, e a população em geral. Além disso, a prevenção de desastres é uma política pública prioritária determinada pelo governador Jorginho Mello. Isso proporciona um horizonte promissor para a implementação de projetos e também permite o desenvolvimento de estudos para regiões que ainda não foram contempladas. Em Santa Catarina, enfrentamos problemas de desastres em todas as localidades e, portanto, promovemos estudos específicos para cada área e executamos as obras onde os projetos já estão prontos”, enfatizou o secretário.
O Café com a Imprensa destacou as tecnologias de proteção e gestão de riscos e desastres implementadas pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente diversas áreas do Cigerd, incluindo a Coordenadoria de Monitoramento e Alerta, o Centro Integrado de Operações, o Centro de Informação Pública, salas de apoio operacional, estruturas para videoconferências, estúdio de gravação, sala de coletiva de imprensa, setores de cartografia, meteorologia, geoprocessamento e hidrologia, mesa tática, sala de descompressão e a antena de recepção do satélite GOES-16.
“Além de aumentar a percepção de riscos e desastres, o grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura e toda evolução em proteção e Defesa Civil de Santa Catarina”, disse Alexandre Argolo Messa Sampaio, subtenente do Corpo de Bombeiros Militar e integrante do Núcleo de Saúde e Promoção Social da SDC.
A iniciativa também serviu como uma aula prática sobre a evolução da Secretaria de Estado que, desde 2008, ano em que ocorreu a tragédia no Morro do Baú, evoluiu e investiu em pessoas e em tecnologias, se tornando uma referência nacional e internacional na gestão de riscos e de desastres.
“Santa Catarina conta com profissionais preparados, quatro radares meteorológicos, Programa Defesa Civil na Escola criando uma cultura de autoproteção desde crianças, respostas aos desastres, entrega de itens de assistência humanitária e equipes de várias instituições à disposição para promover a normalidade para o município afetado,” explicou.
O evento Café com a Imprensa não só fortaleceu a relação entre a SDC e os veículos de comunicação, mas também destacou a importância de uma cobertura jornalística colaborativa e integrada, no objetivo de salvar vidas e promover a segurança e o bem-estar da população catarinense.
A programação da Semana também incluiu o lançamento do Programa Defesa Civil na Escola na Escola Básica Frei Damião, em Palhoça, e a visita guiada dos Bombeiros Comunitários de São José ao Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), localizado na sede da SDC, em Florianópolis.
Saiba mais sobre a Semana
A Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina foi instituída a partir da Lei nº 14.706, de 21 de maio de 2009 e, desde então, vem sendo celebrada anualmente. O objetivo é fortalecer a percepção de risco e preparar os catarinenses para enfrentar enchentes, inundações, ciclones, vendavais, granizo e outras adversidades.
A Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil começou no dia 18 de maio, e contou com uma série de eventos destinados a compartilhar experiências e agregar conhecimento sobre autoproteção, proteção e construção de resiliência frente a eventos adversos.
Mais informações:
Jornalista Grasiele Aguiar (ascom@defesacivil.sc.gov.br)
Jornalista Thuana Raimondi (ascom.adm01@defesacivil.sc.gov.br)
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000