Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan envia mais dois...

Casan envia mais dois motores para restabelecer abastecimento de água em Porto Alegre

Há 10 dias, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está mobilizada para colaborar com os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com a doação de água potável, cedência de equipamentos e mão de obra de seus colaboradores. Na madrugada desta quinta-feira, 16, dois motores de bombeamento de água foram enviados para auxiliar na recuperação de uma Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB).

O objetivo é garantir até o fim de semana a recuperação total da Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, que já teve o abastecimento retomado na quarta-feira, 15, de forma parcial. A Estação abastece 150 mil pessoas em Porto Alegre, incluindo o Centro Histórico e cinco hospitais. Desde a última quinta-feira, 9, a unidade tem sido o foco das ações da equipe de seis colaboradores da Companhia na capital gaúcha, em auxílio ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Ao todo, dois eletrotécnicos, dois técnicos em mecânica e dois operadores de equipamento pesado da Casan seguirão ajudando no local, enquanto houver a necessidade.

“Desde o início do ocorrido no Rio Grande do Sul, o Governo de Santa Catarina se mobilizou em diversas frentes para auxiliar com equipamentos e equipes. Inicialmente, a Casan foi acionada pela Prefeitura de Canoas para colaborar na drenagem de uma Estação inundada e depois nos colocamos à disposição do DMAE de Porto Alegre, na retomada do abastecimento da cidade. Prontamente a diretoria empenhou esforços com a cedência de equipamentos e técnicos da Companhia”, ressalta o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva.

A primeira equipe da Companhia a ir ao Rio Grande do Sul foi mobilizada no dia 6 de maio. Três colaboradores foram enviados a pedido da Prefeitura de Canoas, levando um equipamento de motobomba e três bombas de dragagem, que foram utilizados na drenagem de uma Estação de Tratamento de Água da cidade inundada pelas chuvas. A participação da Casan foi elogiada pelo prefeito Jairo Jorge em nota nas redes sociais. Também na semana passada, a Companhia doou 152 mil litros de água para colaborar no abastecimento do estado vizinho. O envio foi feito por meio de caminhões pipa do Exército (80 mil litros) e da Prefeitura de Criciúma (72 mil litros).