Novo decreto permite que a entrada de mercadorias e produtos beneficiados ocorra por outros estados até 8 de junho
As importações terrestres vindas do Paraguai e de qualquer outro país do Mercosul para Santa Catarina com incentivo fiscal não terão necessidade de entrar por Dionísio Cerqueira até o próximo dia 8 de junho.
A medida foi definida pelo governador Jorginho Mello em decreto publicado nesta terça-feira, 7, que estende os efeitos da flexibilização anunciada em fevereiro.
Na prática, a regra permite que a entrada das mercadorias e dos produtos beneficiados ocorra por outros estados por mais um mês.
A prorrogação atende a pedidos de empresários, importadores e da própria concessionária que opera o porto seco de Dionísio Cerqueira.
Isso porque, devido à passagem pela alfândega da cidade, aprovada em 2019 pela Assembleia Legislativa, o tempo de espera na liberação das importações pelo Extremo-Oeste passou a ser maior, causando congestionamentos e lentidão.
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, a medida dá tranquilidade ao setor enquanto uma solução definitiva segue sendo construída com a participação de todos os envolvidos no processo.
Repórter: Marcos Lampert