Museus administrados pelo Estado lançam editais para agendas de exposições
A Fundação Catarinense de Cultura abre os editais públicos para inscrições de exposições de curta duração em três museus administrados pelo Estado: Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Imagem e do Som e Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. “Os documentos tiveram como base a Lei 11.904, de 2009, que cria o Estatuto dos Museus”, explica a administradora do Masc, Lygia Roussenq Neves.
O prazo para inscrições no Edital do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa já está valendo desde esta segunda-feira, 7, e vai até o dia 24 de janeiro de 2014. Para o Museu da Imagem e do Som, as inscrições ocorrerão de 14 de outubro a 6 de dezembro. Já no Masc, que em 64 anos de existência definirá, pela primeira vez, sua agenda anual por meio de uma política de editais, o período de inscrições será de 1º de novembro de 2013 a 28 de março de 2014.
Poderão participar do processo de seleção proponentes brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país. Os editais completos e seus anexos estão disponíveis no site oficial da FCC. Todo o processo é gratuito.
Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa – As exposições apresentadas deverão abordar, preferencialmente, temas relacionados à história, memória e patrimônio cultural. As mostras devem estar em consonância com a Lei Federal 9.610/98, que consolida a legislação sobre os Direitos Autorais.
As propostas serão selecionadas por Comissão de acervo e pauta do Museu. A Comissão selecionará até quatro propostas para participarem do calendário 2014 e uma para abertura do calendário de 2015 de Exposições e Mostras de curta duração. O Museu Histórico de Santa Catarina publicará o resultado das exposições e mostras selecionadas pelo edital em seu site.
Museu de Imagem e do Som (MIS-SC) – Serão aceitos trabalhos nas áreas de Fotografia, Audiovisual e outras mídias de interesse artístico, histórico, sociológico ou cultural. Cada contemplado terá o direito ao uso do espaço expositivo por um período de sessenta dias para exposição e mais dez dias para montagem. A Comissão de Pautas será responsável pela análise e seleção das propostas e não cabem recursos. O resultado da seleção será publicado no site da FCC no dia 18 de janeiro de 2014.
Museu de Arte de Santa Catarina – Cada contemplado terá direito ao uso do espaço expositivo por um período de 60 (sessenta) dias para exposição, mais 15 (quinze) dias para montagem e desmontagem da exposição, totalizando 75 dias.
O cronograma anual de exposições de curta duração prevê a realização de quatro (quatro) ciclos de exposições selecionadas por meio deste edital, com o objetivo de promover e difundir a produção de artes visuais. Serão aceitos trabalhos nas diferentes linguagens das artes visuais.
A seleção será realizada pela Comissão Consultiva do Museu de Arte de Santa Catarina, e suas decisões serão soberanas, não sendo passíveis de recursos. O resultado da seleção será publicado no site www.masc.sc.gov.br até maio de 2014. Os selecionados receberão um comunicado por escrito, via postal.
O Masc poderá remarcar uma nova data no calendário do ciclo expositivo, no caso de interesse maior da instituição, como por exemplo a realização de exposição itinerante de visibilidade nacional ou internacional.
Informações adicionais para a imprensa
Marilene Rodrigues Correia
Assessoria de Imprensa FCC
Fundação Catarinense de Cultura – FCC
E-mail: marilenerodrigues@fcc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-2572 / 98802-1822
Site: www.fcc.sc.gov.br