Homenagens pelo centenário de Willy Zumblick em Tubarão
Se o artista plástico tubaronense Willy Zumblick estivesse vivo hoje completaria 100 anos. Pensando nesta data iniciou-se nesta semana uma série de homenagens ao artista, que faleceu em 2008, aos 94 anos. O artista deixou um acervo de valor incalculável para a família e ao Museu que leva o seu nome, na sua terra natal: Tubarão.
No museu Willy Zumblick há uma exposição com 72 telas, 15 obras que pertencem à família, e 90 fotografias sobre a vida de Zumblick estão expostos aberto ao público, gratuitamente.
A Secretaria Regional de Tubarão faz parte da comissão organizadora, por meio da gerência de Turismo, Cultura e Esporte, que nesta quinta-feira, 26, promove uma Sessão Solene da Assembleia Legislativa no Espaço Integrado de Artes, às 19h, em sua homenagem, pelo centenário de seu nascimento.
Estima-se que o Willy Zumblick produziu um acervo de cinco mil obras, a maioria delas retratando o folclore, a cultura de Santa Catarina, e os mais variados personagens de seu convívio social.
Na noite desta quarta-feira, 25/09, o secretário regional Estêner Soratto da Silva Júnior participou das homenagens ao artista no Museu Willy Zumblick, que também teve a participação de autoridades e uma apresentação da Escola de Samba Protegidos da Princesa, de Florianópolis, que homenageará o artista na avenida no carnaval de 2014.
O Governo do Estado está disponibilizando recursos para a reforma externa do Museu no valor de R$ 300 mil. A verba está garantida e será assinado um convênio com a prefeitura municipal, em breve.
{article Mylene Quadra Salgado – SDR Tubarão}{text}{/article}