Casan realiza concretagem de tanque e reservatório na ETE Insular
Para avançar na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, na entrada da Ilha em Florianópolis, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) vem fazendo semanalmente a concretagem de novas estruturas. Nesta última segunda-feira, 29, foi a vez de 56m³ de concreto serem despejados na ETE para construção da passarela do tanque de aeração 03 e laje do reservatório de geocálcio.
As duas estruturas são fundamentais para o tratamento de esgoto. O tanque de aeração 03 será a maior estrutura de depuração da ETE, com 64m de comprimento, 32m de largura e altura de 4,80m. Ele é responsável pelo tratamento biológico do efluente que chega à estação por meio da ação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica. Já o reservatório de geocálcio faz a regulagem do nível de acidez (pH) do efluente.
As novas estruturas em construção vão possibilitar aumentar a capacidade de depuração da estação de 296 para 612L/s de vazão máxima, quase 3 vezes a capacidade atual, permitindo a expansão da infraestrutura sanitária para novas regiões do centro e bacia do Itacorubi. A previsão de conclusão das obras na ETE Insular é 2025. As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular têm investimento superior a R$194 milhões, financiado pela Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA).
Atualmente a ETE Insular atende a região central de Florianópolis e as bacias da Agronômica, Trindade, Carvoeira, Pantanal, Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé e parte do Córrego Grande. Após a conclusão das obras, a unidade passará a receber efluente doméstico de uma nova região do Córrego Grande, José Mendes, e bairros da Bacia do Itacorubi, que já possuem rede de coleta instalada. As obras vão beneficiar uma população de aproximadamente 225 mil habitantes, incluindo os turistas que visitam a Capital.