Começa em Florianópolis a III Conferência Estadual de Cultura
Gestores da área cultural de todas as regiões de Santa Catarina estão em Florianópolis para participar da III Conferência Estadual de Cultura. Mais de 300 delegados, eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais, vão discutir propostas dentro dos quatro eixos do texto do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e definir quais serão levadas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília (DF) no final de novembro.
Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
Na abertura da Conferência, na manhã desta segunda-feira, 2, no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, destacou a expressiva representação de municípios catarinenses e do número de delegados. “É muito gratificante ver o engajamento dos gestores públicos que não mediram esforços para realizar as conferências locais e, assim, possibilitar a presença deste público”, frisou Martins, que também preside a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
O processo participativo e democrático que precedeu a realização da Conferência Estadual também foi mencionado pelo secretário como fator indispensável na discussão dos planos de cultura para municípios e Estado. De acordo com ele, entre as principais reivindicações do setor cultural, destacam-se a autonomia e políticas públicas de acesso à cultura, com uma distribuição mais equilibrada de recursos.
A solenidade também contou com a participação do secretário-substituto de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Machado, a representante da Regional-Sul do Ministério da Cultura, Eleonora Spinato, a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mary Garcia, a presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), Roselaine Vinhas, a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Elza Moreto e a diretora de Políticas Integradas de Lazer da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Eliza Wypes de Liz.
A recepção artística dos delegados e convidados ficou por conta da Orquestra de Câmara da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que executou o Hino Nacional sob a coordenação do professor João Eduardo Titton.
Após a abertura, Bernardo Machado fez a apresentação do texto-base da Conferência. Ainda neste primeiro dia serão formados grupos de trabalho para debater as propostas de cada tópico. As atividades seguem nesta terça-feira com plenárias pela manhã e tarde. Por fim, serão eleitos os delegados que vão representar Santa Catarina na Conferência Nacional. O evento é aberto à comunidade, mas somente os delegados têm direito à voz e voto.
Carla Coloniese – Ascom
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
(48) 3665-7420