Começa a 32ª Semana Cultural de Laguna
Para a realização do 32ª Semana Cultural de Laguna, a Fundação Lagunense de Cultura recebeu do Governo do Estado por meio da Secretaria Regional de Laguna, recursos no valor de R$ 100 mil. A abertura do evento ocorrerá na noite desta segunda-feira, 29, a partir das 19h30min, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos. “Os recursos ajudam na realização do evento que resgata a história, cultura e tradições do município”, afirmou o secretário da SDR Laguna, Nazil Bento Júnior.
A temática do evento, este ano, é a pesca artesanal com auxílio dos botos. Esta cooperação implica um saber-fazer transmitido entre gerações envolvendo ritual e ética, constituindo parte do patrimônio cultural, tradições e singularidades do município.
A programação contará com exposições de artesanato, fantasias das escolas de samba e do concurso municipal. Serão expostas as renda de bilro, fotografias, boi de mamão e ainda terá a venda e laçamento de livros. Também haverá apresentações musicais, culturais, teatro, palestra, almoços e jantares com pratos típicos. A 32º Semana Cultural acontecerá de 29 de julho a 10 de agosto, em homenagem ao 337º aniversário da cidade.
Conheça mais sobre o município e sua história
A história do município começou há seis mil anos com os primeiros registros de comunidades pré-históricas. De acordo com levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) o município conta com 43 sítios arqueológicos, de artefatos do povo sambaqui e dos guaranis.
Os sambaquis, chamado pescadores-coletores, são formações elevadas compostas de conchas, ossos, restos de fogueiras e artefatos, alguns com 35 metros de altura.
Laguna nasceu em terras de disputa colonial. Durante os séculos XVII e XVIII, as disputas entre as metrópoles portuguesa e espanhola resultaram no Tratado de Tordesilhas (1494) e desse conflito uma extensa colônia passava a se formar.
A vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna foi fundada em 29 de julho de 1676, pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto.
Segundo o historiador Antônio Carlos Marega, a cidade foi colonizada em duas etapas: a primeira, no século XVIII, meados de 1740, desbravando a região costeira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, do Bananal à Madre, passando por Ribeirão Pequeno. Esses primeiros colonizadores, conhecidos como portugueses dos açores, procuraram habitar o local em busca da pesca e do solo produtivo.
Já na segunda etapa da colonização, na primeira metade do século XIX, com o crescimento do porto, os chamados portugueses do continente, trouxeram o desenvolvimento econômico para a cidade.
A cidade considerada o berço da cultura catarinense, é lembrada pelas lutas da revolução farroupilha e república Catarinense, por sua heroína Anita Garibalidi, pelo fundador da imprensa Jerônimo Coelho e tantas outras personalidades da literatura, música e política.
O município possui um belo conjunto arquitetônico tombado pelo patrimônio nacional, belas praias, um dos maiores sítios arqueológicos de sambaquis da América e diversas peculiaridades que transformaram a cidade em roteiro histórico cultural.
Fonte: Prefeitura Municipal de laguna
Informações adicionais:
Fabrícia Silveira Carneiro
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna
E-mail: imprensa@lga.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-3563