Aberta oficialmente em Santa Catarina a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Começou na noite desta terça-feira, 23, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento reúne quase 400 pessoas entre delegados, acompanhantes, convidados e observadores.
O tema central é o cenário atual e futuro na implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais inclusivo.
O objetivo é debater políticas públicas e garantir oportunidades iguais para todos os quase 7% de catarinenses que possuem algum tipo de deficiência, conforme o censo do IBGE de 2022.
A secretária adjunta da pasta, Luciane dos Passos, participou da abertura representando o governador Jorginho Mello e reforçou o compromisso do Governo do Estado com as pessoas com deficiência e a importância do evento como um espaço de diálogo entre a sociedade e o poder público.
Ela comenta ainda que Santa Catarina foi o estado que mais realizou conferências municipais e regionais, com 42 ao todo.
Até a quinta-feira, 25, os participantes vão tratar de assuntos como as estratégias para aprimorar a participação das pessoas com deficiência, a garantia do acesso às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada, o financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.
A conferência nacional está prevista para julho, em Brasília.
Repórter: Marcos Lampert