Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governo do Estado lança...

Governo do Estado lança o Programa Leite Bom SC para apoiar cadeia produtiva catarinense

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva, o Governo do Estado lançou nesta sexta-feira, 19, em Concórdia, o Programa Leite Bom SC.

O pacote beneficia direta ou indiretamente os 22,2 mil produtores catarinenses e garante R$ 300 milhões em apoio ao setor nos próximos três anos.

Paralelamente aos investimentos, o decreto do governador Jorginho Mello suspende a concessão de qualquer incentivo fiscal para a importação de leite e derivados por Santa Catarina, acabando com a concorrência desleal que vinha prejudicando a produção leiteira catarinense.

O pacote se divide em três ações: o decreto, os financiamentos aos produtores e os incentivos fiscais para a indústria leiteira.

O governador Jorginho Mello, destaca o esforço realizado por Santa Catarina para apoiar os produtores desde o surgimento da crise:

SONORA

Os números da cadeia produtiva leiteira de Santa Catarina, que vêm crescendo significativamente a cada ano, justificam o pacote de medidas do Governo do Estado.

Segundo dados da Epagri/Cepa, Santa Catarina é o 4º produtor nacional de leite . Em 2023, o estado produziu 3,3 bilhões de litros, o que corresponde a 9,3% da produção do Brasil (35,4 bilhões de litros).

O secretário de Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, comenta sobre as tratativas e outros programas em prol do agricultor catarinense:

SONORA

Além das medidas de suporte financeiro, o Governo do Estado publicará decreto para suspender a concessão de incentivos fiscais na importação de leite e derivados por Santa Catarina.

A nova regra entrará em vigor dentro de 90 dias, a partir da data de publicação, com efeitos por um período de 12 meses.

O desequilíbrio ocorre devido ao excesso de subsídios governamentais concedidos pelos países exportadores, que reduzem o custo de produção e tornam o preço final do produto estrangeiro mais atrativo do que o praticado pelos produtores catarinenses.

O presidente do Sindileite – Silvino Giesel, ressalta a importância do Programa para o estado em busca de caminhos para que a atividade se mantenha interessante para o produtor e assim evitar um desabastecimento:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/