Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Seminário discute propostas para...

Seminário discute propostas para a inovação na educação pública

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizou nesta quarta-feira, 19, o Seminário Ecossistema de Inovação na Educação, em Florianópolis. “A Educação precisa de um salto, ir muito além de boas políticas e bons programas. Este salto é um trabalho difícil, por ser de convicção de seus dirigentes em uma direção única, com muita persistência”, disse o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

O objetivo é tornar Santa Catarina referência nacional e internacional na qualidade da educação pública e na produção de soluções educacionais inovadoras. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas de diversas áreas ligadas à educação, como gestores públicos, pesquisadores, representantes de empresas de soluções, de universidades e de fundações.

Foi apresentado um painel intersetorial com participação da Secretaria de Educação (SED), da Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Para o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, este salto na qualidade do ensino catarinense é um grande desafio. “Ainda que os indicadores educacionais no Estado estejam nas primeiras posições do Brasil, ainda estamos longe dos índices de países desenvolvidos”, comentou.

Desafios e oportunidades

O presidente do Stanford Research Institute (SRI International), Curtis Carlson, foi convidado para falar sobre os desafios e oportunidades para inovar na educação. Ele afirmou que o propósito da educação é criar inovação em todas as áreas. “A inovação oferece possibilidades ilimitadas. A educação digital, por exemplo, é uma das maiores oportunidades de mercado e haverá uma verdadeira revolução”, ressaltou.

Membro do conselho para inovação e empreendedorismo do Governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Conselho de Liderança em Inovação do Fórum Econômico Mundial, Carlson citou empresas que já foram líderes do mercado e perderam espaço, como Nokia, Kodak e Motorola. “Nenhuma delas teve um grande processo de inovação. Isso vale também para empresas menores, se você não sabe descrever o processo é porque ele não existe”, declarou. Segundo o norte-americano, a criação de valor é também um processo que envolve a ideia nova, importância, abordagem e benefícios, para então ser colocada em prática.

Para uma aprendizagem na educação, o presidente da SRI garantiu que são necessários seis tópicos: execução, trabalho em grupo, múltiplas representações do ensino, retorno do que está sendo aplicado, mentores e incentivos. “Sem isso não há desenvolvimento em educação”, alertou.

Cluster de Inovação na Educação

A secretária adjunta da SDS, Lucia Dellagnelo, apresentou o projeto de criação de um cluster de Inovação na Educação no Estado. “Temos o objetivo de desenvolver um conjunto de ações articuladas em inovação, educação e inclusão social para tornar Santa Catarina líder na produção de soluções educacionais e de excelência na educação pública”, disse.

Os principais componentes do programa envolvem capital humano, promoção e competitividade de tecnologias de comunicação e educação, além de governança e fortalecimento institucional para o fomento da inovação. De acordo com Lucia, falta conexão entre os atores e setores do ecossistema de inovação, citando professores, famílias, alunos, desenvolvedores de produtos e gestores governamentais.

“Precisamos de políticas de Estado, inadiáveis e irreversíveis, que criem um padrão de convergência daquilo que esperamos para o futuro, para então, começarmos o trabalho”, explica Bornhausen. Como plano de ação para este ano, está previsto a inclusão do sistema Fiesc entre parceiros, planejamento estratégico do cluster, bem como dos espaços de inovação educacional nos 12 Centros de Inovação que estão sendo implantados no Estado.

Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br